Acampamento leva diversão e aprendizado para crianças e jovens

Ao longo desta semana, foi realizado o acampamento do projeto social “Sexta é Nóis”, iniciativa que tem como objetivo oferecer atividades para crianças e adolescentes do bairro Taboãozinho durante o período de recesso escolar. Cerca de 200 crianças e 110 adolescentes participaram do acampamento este ano, que é realizado desde de 2014. A programação inclui atividades recreativas, gincanas, refeições, momentos de reflexão, entre outras atividades.

O vice-presidente do projeto, Bob Almeida, explica que a ideia surgiu ao perceberem que não havia opções de lazer ou recreação na comunidade durante as férias. O evento ocorre em dois momentos: três dias para crianças e três dias para adolescentes. “Não existe nenhum programa público lá, não tem nenhum lazer nem nada de recreação. Aqui é o tempo todo diversão, atividade e espiritualidade”, explica Bob.

Segundo Bob, a proposta é proporcionar um ambiente estruturado para que os participantes retornem às aulas motivados. “A ideia é cansar eles para eles se divertirem e voltarem para a escola prontos para terem um ano maravilhoso”, diz ele.

Para participar, as crianças devem cumprir algumas regras, como assiduidade no projeto e respeito ao próximo. Bob afirma que o objetivo é incentivar a responsabilidade entre os participantes. “A gente percebe que eles vão ficando mais calmos. O resultado é estarem mais obedientes, eles são muito educados. É um orgulho a educação que eles têm. É uma troca, a gente oferece o acampamento para eles e em troca a gente quer que eles sejam responsáveis. A gente tem esse contrato de convivência”, relata Bob.

Enzo Gabriel, de 10 anos, define a experiência de participar do acampamento como ‘maravilhosa’. “Gostei mais de nadar na piscina e falar com Deus”. Ele conta que o projeto o remete a amor e carinho e o ajuda a alcançar seu sonho de jogar futebol.

Sua irmã, Valentina Gabriela de 8 anos, conta que tem se divertido muito e que gostou da piscina e da comida. A menina gosta que o projeto social a incentiva a dançar e a ter empatia com seus colegas. Ela descreve o acampamento como “Entre nós está Jesus”.

Já Renyellen de Jesus Freitas, de 11 anos, diz que nunca havia participado de um acampamento assim. Ela gosta de poder estar em contato com os instrumentos musicais no projeto e conta ainda que a experiência a ajuda “a ter mais fé em mim mesma e fazer várias amizades e crer em tudo que eu posso conquistar.”

A proposta é proporcionar um ambiente estruturado para que os participantes retornem às aulas motivados. Foto – Aline Fiori

Apoio
O acampamento contou com a participação de voluntários, que auxiliaram na organização e condução das atividades. Segundo a voluntária Rebeca Camargo, que está no projeto há 13 anos, o trabalho tem impacto direto na comunidade, promovendo interação e apoio às crianças e adolescentes. “As crianças são sementes né, a gente está trabalhando para no futuro colher esses frutos”, aponta ela. A arrecadação de recursos para o evento foi realizada por meio de rifas, vendas de alimentos e doações, incluindo o apoio financeiro de uma empresa do município. O projeto é mantido ao longo do ano com ações semelhantes e o envolvimento da comunidade.

Rebeca ainda compartilha o impacto das atividades nos detalhes do dia a dia dos participantes. “Você percebe que só de chega perto, você já está sendo útil para eles. Então acho que isso já tem um impacto muito grande, essa necessidade do outro sabe? A gente está aqui e estamos presentes e as vezes eles não têm ninguém”.

O projeto
O “Sexta é Nois” surgiu em 2012 a partir de encontros de jovens da comunidade, que realizavam atividades como rap e skate. Com o tempo, a iniciativa ganhou estrutura e apoio de parceiros. Atualmente, o projeto oferece atividades regulares, incluindo oficinas de esportes, informática, música e apoio pedagógico.
Bob destaca que a iniciativa retira as crianças de um ambiente de vulnerabilidade, protegendo-as de riscos como tráfico, violência e abuso. “Trazer eles para cá, para ter esse tempo, que as refeições são as melhores refeições, tudo é o melhor que a gente tem para eles. Os pais agradecem muito, porque na maioria das vezes os pais não têm como contribuir financeiramente”.

A sede do projeto conta com diversos espaços, como pista de skate, quadra esportiva, cozinha industrial, salão de beleza, horta comunitária, entre outros. As atividades ocorrem em contraturno escolar, de segunda a sexta-feira.

Atualmente, há uma lista de espera com cerca de 30 a 35 crianças, que ainda não puderam ser incluídas devido às limitações financeiras e de voluntariado. Interessados em contribuir podem entrar em contato por meio do Instagram do projeto ou diretamente na sede, localizada na Rua Francisco Meira, número 75, Jardim Cruzeiro do Sul.

Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Saúde & Educação.

O post Acampamento leva diversão e aprendizado para crianças e jovens apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.