Mais do que um número, esse resultado representa esperança para milhares de pessoas. De acordo com especialistas, cada bolsa pode beneficiar até quatro pacientes, o que significa que cerca de 10.560 vidas podem ter sido salvas por meio das doações realizadas no posto.
Com 1.900 doadores cadastrados, conforme informado pela administração municipal, a unidade facilita o acesso dos moradores de Itapetininga à doação de sangue, eliminando a necessidade de longos deslocamentos para outros municípios.
Estrutura moderna e acolhedora
O posto conta com oito salas distribuídas em mais de 130 m², oferecendo conforto e segurança aos doadores. As coletas são realizadas às terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Rua Dr. Jorge Ozi, 692, no Centro da cidade.
Parceria com a UNESP
A implantação do serviço em Itapetininga só foi possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a UNESP de Botucatu, aprovado por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas. Segundo a Prefeitura, ao longo do processo, o Hemonúcleo da UNESP realizou diversas visitas técnicas para inspeção e liberação do espaço.
Após a coleta, o sangue é encaminhado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, onde passa por processos rigorosos de testagem, processamento, armazenamento e destinação, conforme determina a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, do Ministério da Saúde.
Atos de solidariedade que salvam
A doação de sangue é essencial em casos de anemias crônicas, cirurgias, acidentes com hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamentos contra o câncer, entre outros. O consumo é contínuo e diário, por isso a mobilização de doadores é permanente.
Ainda segundo a Prefeitura, além de reforçar os estoques do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga, os hemocomponentes também podem ser destinados a pacientes da cidade que estão em tratamento em outros centros de referência.
Como doar
Para se cadastrar como doador, basta comparecer pessoalmente ao posto, munido de documentos pessoais e carteira de doador (caso já possua). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3273-5072 ou (15) 99673-3676, ou pelo e-mail [email protected].