Todos os sábados pela manhã, o campo da Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ) de Itapetininga, conta com o som contagiante de crianças e adolescentes correndo atrás da bola. Desde maio de 2022, a instituição desenvolve um projeto social que oferece aulas gratuitas de futebol de campo para meninas e meninos entre 7 e 16 anos, moradores de bairros periféricos e em situação de vulnerabilidade econômica. A proposta, além de promover o esporte, tem como principal objetivo afastar os jovens das ruas, drogas e da marginalização, oferecendo companhia e estrutura.
De acordo com os coordenadores, o projeto surgiu da necessidade urgente de oferecer alternativas saudáveis e construtivas para as crianças da região. “Percebemos que muitos meninos e meninas estavam expostos a riscos sociais graves. O futebol entrou como ferramenta de transformação, mas o mais importante é a convivência, os valores e o cuidado que proporcionamos”, explica professor de educação física e um dos responsáveis pelas aulas, Frederico Santos, conhecido como Fred.
Fred atua ao lado de Carlos Eduardo, ex-jogador profissional de futebol, que traz aos alunos não apenas técnica, mas também exemplos de superação e disciplina. A equipe ainda conta com uma assistente social que acompanha de perto a evolução emocional e social dos participantes.
Os treinos acontecem todos os sábados, das 7h às 11h, na sede da ANSPAZ. No primeiro dia de participação, cada aluno leva para casa um formulário para ser preenchido pelos pais ou responsáveis. O processo é simples, sem burocracia e completamente gratuito, reforçando o caráter 100% social da iniciativa.
Além do futebol, no local, os alunos recebem um café da manhã logo na chegada, garantindo energia para os treinos.
Atualmente, o projeto trabalha exclusivamente com o futebol de campo, mas há planos para ampliar a oferta esportiva no futuro. Futsal, voleibol e basquetebol estão entre as modalidades que podem ser incorporadas, dependendo da estrutura e apoio que a ANSPAZ conseguir conquistar.
“Os garotos participam de torneios internos pois no momento não temos recursos para inscrever em torneios ou campeonatos devido a falta de recursos financeiros e também falta de parceria com empresas que possam apoiar. Lembrando nosso projeto é 100% social”, comenta o treinador.
Atualmente, o projeto conta com 45 crianças e adolescentes inscritos e segue disponível para parcerias e apoio, buscando a meta de no mínimo 100 crianças atendidas. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a ANSPAZ pelo número (15) 3273-4188 ou pelas redes sociais (@anspaz.itapetininga).
Para mais notícias como essa, acesse a área de Esportes.
O post Projeto social oferece aulas de futebol para jovens em situação de vulnerabilidade apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.