Segue abaixo o texto completo da nota oficial emitida pela Prefeitura para mais detalhes:
A partir do Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Itapetininga e a Faculdade de Medicina de Botucatu, o Hemocentro de Botucatu é mais uma opção para o fornecimento de Hemocomponentes a Itapetininga.
Segundo o Acordo de Cooperação nº 01/2004 que celebram entre si o Estado de São Paulo, por intermédio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – HCFMB e a Prefeitura Municipal de Itapetininga, em sua cláusula primeira, que trata do objeto, segue:
“O objeto do presente Acordo de Cooperação é a conjugação de esforços entre os partícipes para promover ações voltadas à doação, coleta, preparo, testagem, transporte, armazenamento e distribuição de sangue e hemoderivados a ser executado no Município de Itapetininga, conforme especificações estabelecidas no plano de trabalho em anexo”.
No Plano de Trabalho, no que se refere à Fornecimento de Hemocomponentes, fica estabelecido o seguinte:
“…Os Hemocomponentes serão retirados no Hemocentro de Botucatu – Laboratório de Componentes Lábeis e Agência Transfusional, conforme datas e horários agendados entre as partes…O fornecimento dos hemocomponentes será efetuado apenas para funcionários da Unidade de Coleta da Prefeitura de Itapetininga ou do Hospital de Itapetininga Dr. Léo Orsi Bernardes, devidamente identificados e capacitados para o transporte dos mesmos, não podendo em hipótese alguma, serem entregues para terceiros como familiares, amigos, parentes ou motoristas de táxi”.
Após coletado em Itapetininga, o sangue é enviado para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu para processamento, testagem, armazenamento e destinação, obedecendo rigorosamente o Acordo de Cooperação firmado com a Prefeitura de Itapetininga e atendendo o que é pactuado na Política Nacional de Sangue, Componente e Hemoderivados estabelecida pelo Ministério da Saúde.
É importante destacar que a doação de sangue é um ato altruísta, porém anônimo, podendo beneficiar até quatro pessoas com uma única doação. Seu consumo é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Nos casos das bolsas coletadas no Posto Municipal de Coleta de Sangue, além de poderem ser mais uma opção a Itapetininga, os Hemocomponentes poderão, inclusive, atender pacientes itapetininganos em tratamento em outros centros de referência, expandindo ainda mais a rede de atendimento. Em 2023, 1826 pacientes itapetininganos foram atendidos nos centros de referência de Jaú, Botucatu e Bauru. Já em 2024, até o mês de março, foram 406 pacientes atendidos nos hospitais referenciados.
Neste primeiro momento o Posto Municipal de Coleta de Sangue está realizando cadastro para futuros doadores. Para se cadastrar como doador o interessado deve comparecer pessoalmente à rua Dr. Jorge Ozi, 692, no centro, munido dos documentos pessoais e carteira de doador (caso já doador de sangue). O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Segundo a Secretaria de Saúde, as doações de sangue serão iniciadas posteriormente, após finalizado o período inicial de cadastramento, e os doadores serão comunicados pelo serviço.
De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios básicos para doação de sangue são:
– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Revista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Att.
Secretaria de Comunicação