Com o objetivo de democratizar o acesso aos livros e incentivar o hábito da leitura desde a infância, Itapetininga recebe o projeto “Expedição Literária”, um itinerante que promete encantar crianças, jovens e adultos com atividades culturais, contação de histórias, brincadeiras e muitos livros.
A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc (PNAB – Política Nacional Aldir Blanc), com apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O primeiro encontro da Expedição Literária está marcado para o próximo sábado, 24 de maio, às 15h, na EMEF Professora Maria Cecília Rolim Nalesso, localizada na Rua Alice Camargo Rosa, n° 100, no Jardim Fogaça. O evento é gratuito e aberto à comunidade escolar e moradores da região.
Sobre o projeto
A Expedição Literária é uma ação do projeto Viaje com os Livros, criado e idealizado pela itapetiningana Gabriela Moura, em 2016. Desde então, ela vem levando livros e literatura a diversos espaços da cidade e da região, de escolas e feiras a praças, eventos culturais e até bares.
O projeto transformou-se em referência de acesso popular à leitura, oferecendo livros por meio de doações, trocas, vendas e até no formato “pague quanto puder”. Ela também é proprietária de uma das últimas bancas de livros de rua da cidade, localizada na Praça do Rosário, no centro de Itapetininga.
Segunda ela, a Expedição Literária amplia o alcance dessa atuação, com um formato lúdico e itinerante que une literatura, brincadeiras e afeto. “O projeto é um convite à imaginação e ao encantamento, promovendo o contato com os livros de forma acessível, criativa e transformadora”.
Atividades
Cada parada do projeto foi pensada para todas as idades. Entre as atividades previstas, estão:
– Contação de histórias com narrativas envolventes, clássicas e contemporâneas, que despertam a imaginação.
– Brincadeiras temáticas: dinâmicas que conectam o universo da literatura com o brincar coletivo e criativo.
– Leitura no local com um acervo variado de livros disponíveis para leitura, troca ou aquisição, promovendo o prazer da leitura.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cultura.
O post Projeto leva incentivo à leitura para escolas e bairros de Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.