Durante solenidade em que comemorou o 151º aniversário de nascimento do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação, personalidades de 14 países receberam a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, no Centro de Operações Espaciais (COPE) da Força Aérea Brasileira, em Brasília. Do Brasil, a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) e outros três deputados, Marcelo Dias (PL-MG), Pedro Aihara (PRD-MG) e Cleber Verde (MDB-MA) foram agraciados com a honraria.
A cerimônia, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, homenageou mais de 200 personalidades do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos da América, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Estiveram presentes também Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de outras autoridades militares e civis que prestigiaram o evento.
“A Força Aérea Brasileira leva as cores do Brasil pelos céus de todo o mundo. Em cada missão, sejam elas de proteção da vida, como o resgate humanitário em Israel ou as ações no Rio Grande do Sul ou ainda aquelas que gravam em nossa memória como as apresentações da Esquadrilha da Fumaça. Sem dúvida, essa instituição é de um orgulho para o Brasil. Muito obrigada por tamanho carinho e reconhecimento. É uma honra ser uma das quatro parlamentares do Brasil a receber essa honraria, maior ainda a gratidão por ser parte dessa história”, destacou a deputada federal Simone Marquetto.
A solenidade começou com o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar. Em seguida, os presentes relembraram a atuação da FAB no Rio Grande do Sul por meio do vídeo “FAB na ímpia Guerra das Chuvas”, acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), que também executou o Hino dos Aviadores durante a cerimônia. Outro momento especial foi a apresentação do trailer do documentário “Além dos Céus: A Jornada do Piloto da Força Aérea Brasileira”, que será lançado em breve.
O Comandante da Aeronáutica exaltou o legado de Santos Dumont para a FAB e para o mundo e parabenizou a todos honrados com a condecoração. “Minhas congratulações a todos os agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont, cujo brilho confere, além do destaque a essa histórica personalidade, o merecido reconhecimento do Comando da Aeronáutica a cada um dos que, dedicados à missão dessa instituição ou contribuindo para ela, fazem toda a diferença para o nosso país. Conforme, inclusive, pudemos testemunhar nos devotados esforços envidados na campanha Todos Unidos pelo Sul e na Operação Taquari 2, onde inspirados pelo espírito altruísta de Dumont, presenciamos a essência da solidariedade do povo brasileiro”, declarou.
A Medalha “Mérito Santos-Dumont” foi criada em 1956 e é concedida para militares da Força Aérea Brasileira que se destacam no exercício da profissão, aos militares das Forças Armadas Nacionais ou estrangeiras que tenham tonado credores de homenagem especial e aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.
Nascido em 1873, Alberto Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.