Cidade registra crescimento de quase 6 mil habitantes, diz IBGE

A população de Itapetininga cresceu para 163.774 habitantes em 2024, de acordo com a nova estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um aumento de 5.984 pessoas em comparação com os 157.790 habitantes registrados no Censo de 2022, refletindo um crescimento significativo para o município.

Leandro Feichtemberg, coordenador de área do IBGE em Itapetininga, explica que a estimativa divulgada é calculada anualmente com base em um modelo matemático padronizado, utilizando como insumos os dados das projeções de população para o Brasil e as Unidades da Federação, além do crescimento populacional de cada município na última década.

“A estimativa é uma divulgação anual, com data de referência em 1º de julho, e inclui dados específicos para os municípios, ao contrário das projeções, que se limitam a dados nacionais e estaduais”, afirma.

Feichtemberg também esclarece que há uma diferença fundamental entre projeção e estimativa populacional. “A projeção também se refere ao futuro. No último dia 22, o IBGE divulgou as primeiras projeções de população baseadas no Censo 2022, projetando a população ano a ano até 2070, mas essas projeções são restritas ao Brasil e às unidades da federação, sem dados específicos para os municípios”.

O Censo Demográfico, por outro lado, é realizado através de um recenseamento completo dos domicílios, onde a população é contada diretamente e são coletados dados sociodemográficos detalhados. “O Censo é baseado em trabalho de campo e contato direto com a população, enquanto a estimativa utiliza um método matemático padronizado que considera as populações recenseadas nos dois últimos Censos Demográficos, entre outros fatores”, complementou Feichtemberg.

Além disso, Feichtemberg destaca que as estimativas podem incorporar, quando for o caso, valores referentes às alterações nos limites territoriais dos municípios.

O post Cidade registra crescimento de quase 6 mil habitantes, diz IBGE apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.