Polícia Civil investiga rede de fake news voltada a fraudes eleitorais em Itapetininga

Nesta terça-feira (10), a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Seccional de Itapetininga e da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), deflagrou a primeira fase da operação “Fake News”, voltada ao combate de fraudes relacionadas ao pleito eleitoral de 2024.

Segundo a Polícia Civil, a operação teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Juízo das Garantias Eleitorais, no âmbito de um inquérito policial instaurado para apurar o crime de denunciação caluniosa eleitoral (artigo 326-A do Código Eleitoral). O delito é caracterizado por acusações falsas com fins eleitorais, cuja pena prevista é de reclusão de 2 a 8 anos, além de multa.

Durante a ação, foram apreendidos três celulares, um dispositivo Media Center Xiaomi modelo MIBOX34 e uma televisão da marca Philips, todos considerados relevantes para as investigações.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, dois alvos diretos foram identificados até o momento. Há indícios de que outras pessoas tenham colaborado na disseminação de informações falsas nas redes sociais, com o objetivo de expor autoridades públicas e comprometer a integridade do processo eleitoral realizado no dia 6 de outubro.

As autoridades informaram que novas medidas investigativas poderão ser adotadas caso surjam novos elementos que colaborem para o esclarecimento completo dos fatos e identificação de possíveis coautores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.