A busca por uma vida mais ativa tem levado muitas pessoas a se reunirem em grupos que compartilham o mesmo objetivo. Seja por meio de aplicativos, equipes esportivas ou iniciativas dentro do ambiente de trabalho, a prática em conjunto tem se mostrado um fator de motivação para a manutenção dos treinos e promoção da saúde.
Treinão solidário
Um exemplo de como a coletividade impulsiona o esporte é o “Treinão Solidário”, grupo fundado por Bruno Serafim Scaramuzzi com o objetivo de incentivar a prática da corrida de rua e arrecadar doações para cães e gatos de rua. A iniciativa surgiu de um encontro entre amigos e rapidamente ganhou força com o apoio da equipe de corrida Serafim Runners e dos atletas da Academia Saúde em Movimento.
“A corrida de rua é um esporte onde as pessoas se motivam diariamente”, explica o corredor. Em um grupo de Whatsapp, os participantes organizam treinos, compartilham depoimentos e registram suas atividades esportivas. “Essa energia contagia a todos e os motivam a treinar regularmente!”, diz ele.
Os resultados vão além do condicionamento físico. Bruno relata que tem recebido relatos positivos dos atletas, tanto na melhoria de qualidade de vida quanto no emagrecimento, alívio de ansiedade, depressão e até mesmo abandono de vícios.
O grupo também conta com parcerias estratégicas de profissionais de saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers, que orientam os atletas sobre alimentação, prevenção de lesões, fortalecimento muscular e “outros hábitos importantes para a saúde”, explica Serafim.
Serafim ainda ressalta que cada participante não apenas cuida da própria saúde, mas também contribui para uma causa maior. “Além de estar contribuindo para a sua própria saúde, o atleta também está ajudando em uma causa social. Isso motiva com toda certeza muitas pessoas a persistirem e acreditarem no esporte como uma ferramenta de transformação social”.
Os treinos são gratuitos e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h20, na Marginal do Chá. Eventos solidários são organizados de forma espontânea conforme as necessidades da comunidade.
Motivação no ambiente de trabalho
A prática esportiva também tem sido incentivada dentro das empresas. Desde 2024, a Evolution, empresa de marketing, implementou um programa interno para estimular seus colaboradores a se exercitarem. A ideia surgiu de um dos sócios, Matheus Diniz, ao perceber que a rotina profissional do escritório, marcada por longos períodos sentados, poderia impactar a saúde física e mental dos funcionários. “Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores, contribuindo para o bem-estar geral”, destaca.
A empresa promove dinâmicas presenciais e ações em redes sociais. Os colaboradores que marcam suas atividades no perfil oficial da empresa no Instagram recebem dois pontos no ranking interno, enquanto aqueles que compartilham seus treinos pelo WhatsApp ganham um ponto.
A premiação contempla tanto a frequência nas academias quanto a prática de atividades físicas em geral. O próximo desafio da equipe será a participação em uma maratona prevista para abril deste ano.

O projeto, que inicialmente focava apenas na corrida, evoluiu para incluir acesso a academias, natação, musculação, beach tennis e outras modalidades. Atualmente, a empresa mantém parcerias com academias, farmácias para suplementação e o Boa Bola, que disponibiliza quadras de areia.
O impacto da iniciativa já é perceptível. “Isso tem impactado positivamente a motivação dos colaboradores, especialmente em relação à produtividade. Todos estão mais focados e com um objetivo claro: cuidar da saúde e bem-estar”, relata Diniz.
Além disso, ele conta que pôde perceber uma evolução no ambiente de trabalho, com o time cada vez mais engajado e comprometido com o desenvolvimento da empresa.
Apesar dos resultados positivos, o maior desafio é conciliar o tempo para a prática esportiva, especialmente porque muitos colaboradores estão cursando graduação, extensão ou pós-graduação. “No entanto, com organização e incentivo diário, conseguimos ajudar os colaboradores a equilibrar o trabalho, os estudos e a prática de atividades físicas”, conclui Diniz.
Para mais notícias como essa, acesse Esportes
O post Treinos em grupo ganham força com ações solidárias e programas corporativos apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.