Segundo a GCM, ao chegarem ao local, os guardas abordaram o homem e realizaram uma busca pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado. Uma consulta aos sistemas de segurança revelou que ele não possuía pendências judiciais. No entanto, durante a abordagem, o porteiro do condomínio informou aos guardas que havia sido ameaçado pelo indivíduo, que chegou a empunhar uma pedra com a intenção de arremessá-la contra a guarita da portaria. Além disso, o homem estava descumprindo uma medida protetiva de urgência.
A mãe do indivíduo confirmou aos guardas que havia uma medida protetiva contra o próprio filho. Durante a abordagem, o homem reagiu de forma agressiva, tentando se livrar dos guardas e proferindo palavras de baixo calão contra eles. Diante da resistência, foi necessário o uso moderado da força para contê-lo e algemá-lo.
O homem foi conduzido ao Plantão Policial, onde as vítimas compareceram para prestar depoimento. O delegado de plantão registrou o Boletim de Ocorrência e determinou a prisão em flagrante do indivíduo por ameaça, descumprimento de medida protetiva e resistência, permanecendo à disposição da Justiça.
O crime envolve várias infrações, incluindo Violência Doméstica (Lei 11.340/06), com o descumprimento de medida protetiva de urgência (art. 24-A da mesma lei), Ameaça (art. 147), Desacato (art. 331) e Resistência (art. 329). Durante a ocorrência, também foi apreendido um objeto: uma pedra, que é um pedaço de demolição de obra.