A cerimônia de posse do novo bispo diocesano de Itapetininga, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, foi realizada na noite de quinta-feira, dia 24 de abril, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. A missa solene reuniu centenas de fiéis, além de bispos, padres, diáconos e seminaristas.
De acordo com a Diocese de Itapetininga, Dom Luiz foi acolhido pelo pároco Élcio Roberto de Góes e por Dom Gorgônio, bispo emérito da cidade, que lhe entregou um crucifixo em gesto simbólico. Antes do início da celebração, o novo bispo visitou a Capela do Santíssimo para um momento de oração. A missa foi presidida por Dom Julio Akamine, arcebispo de Sorocaba (SP).
Durante a cerimônia, representantes da Diocese de Nova Friburgo (RJ) – onde Dom Luiz atuava anteriormente – deram as boas-vindas em nome da comunidade fluminense. Magna Peçanha e Janaina Gralato representaram a diocese de origem, enquanto Rosângela Assunção Meira falou em nome da Diocese de Itapetininga. O prefeito da cidade, Jeferson Brun (Republicanos), também esteve presente.
Ao final da missa, o chanceler Luiz Paulo fez a leitura oficial do decreto que confirma a nomeação de Dom Luiz como bispo titular da Diocese de Itapetininga. Em seguida, o novo bispo foi cumprimentado por fiéis e convidados. A celebração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais das dioceses de Bauru, Nova Friburgo e Itapetininga.
Natural de Bauru (SP), Dom Luiz Antonio Lopes Ricci tem 58 anos e foi nomeado pelo Papa Francisco em 25 de fevereiro. Antes de assumir a diocese itapetiningana, ele atuava como bispo de Nova Friburgo desde 2017. O cargo anteriormente foi ocupado por Dom Gorgônio, que permaneceu à frente da diocese por quase 27 anos.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cidade.
O post Dom Luiz Antonio toma posse como novo bispo da Diocese de Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.