Milton Cardoso
Especial para o Correio de Itapetininga
Na próxima quarta-feira, 30, às 19h30, o auditório da EE Peixoto Gomide recebe o concerto “Maestro Gerson, do Samba ao Jazz”. No repertório, músicas estadunidenses de Novo Orleans e brasileiras. O show tem apoio Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O maestro, arranjador e compositor itapetiningano conta que o projeto é um sonho antigo. “Há três anos foi idealizado e com os fomentos à cultura foi possível colocá-lo em prática”, conta.
Sua paixão pelo jazz começou quando estudava no Conservatório de Tatuí e conheceu o trabalho de instrumentistas estadunidenses como Paul Desmond, Phill Woods e, em especial, do saxofonista Charlie Parker, apelidado de “Bird”, uma das maiores lendas do jazz e um dos maiores músicos do século passado. “O jazz tem uma técnica apurada, de improvisação, que exige bem mais do músico”, explica.
Amigo de longa data, Fuad Isaac conheceu o artista quando tinha uma loja de discos de vinil, “Adrenalina”. “Um dia apareceu um jovem e me disse que estava estudando no Conservatório. Ele estava procurando um disco de jazz, o álbum “Take Five”, do David Brubeck e Desmond. Eu achei muito legal. A partir daí criamos uma grande amizade”, relembra.
A amizade transformou-se posteriormente em parceria em festivais de música e shows. “Ele é um apaixonado pela música. Acompanhei seu crescimento musical. Se especializou na maioria dos instrumentos de sopro. Os três tipos de sax: clarinete, flautas doce e transversal. Um estilo único de sopro sobre a influência dos saxofonistas Charlie Parker por um lado e de Stan Getz por outro”, analisa.
Gerson teve sua primeira orientação musical nas aulas de Educação Artística, com a saudosa Vasti de Almeida. A professora percebeu seu talento com a flauta doce e aplicava-lhe lições extras. No final daquele ano letivo, em 1982, orientou a família a inscrevê-lo na Escola Municipal de Música, tendo aulas de teoria musical com os professores José Maria de Camargo Junior e José Teixeira Barbosa, “Seu” Juca.
A partir do convite do saudoso professor Juca, Gerson começou a estudar saxofone em Tatuí. Lá conheceu o diretor-artístico do Conservatório, Antônio Carlos Neves Campos. O maestro Neves teve papel fundamental em sua orientação artística, principalmente das possibilidades da música além do estilo erudito.
Gerson contabiliza em seu currículo diversas participações na big band “Prata da Casa” (regida pelo maestro Rui Carvalho) e nas orquestras “Super T.A.”, “San Paul”, “Réveillon”, entre outros. Atualmente, é o maestro responsável pela banda municipal Edil Lisboa e da “Samjazz Band” de Tatuí
Nesse show, Gerson estará acompanhado dos integrantes da “Samjazz Band”: Cantídio Neto (bateria), Cláudio Cambré (trompete), Clayton Antonelli (vocal), Fábio Xavier (saxofone), José Luiz (contrabaixo), Marcelo Bambam (trombone), Renato Lima (piano) e Thiago Machado (vocal). A banda se destaca na cena musical e cultural com um repertório que navega da música erudita a música popular, além de composições originais.
No repertório estão previstas “Mister Jones”, “New York New York”, “Only You”, “Sony Get Around Much Anumore”, “Unforgettable”, “Ela é Carioca”, “Garota de Ipanema”, “Samba do Avião”, entre outras composições.
“Maestro Gerson, do Samba ao Jazz” promete ser um show imperdível. Com entrada gratuita é necessário, para controle, a inscrição através do link abaixo:
SERVIÇO
“Maestro Gerson, do Samba ao Jazz”
DATA: 30 de abril de 2025, às 19h30
LOCAL: Auditório da EE Peixoto Gomide – Av. Peixoto Gomide, 198 – Centro – Itapetininga/SP
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
INGRESSOS GRATUITOS – Acesse
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBMjiW-ZK76WtC9zYZaoedQF_7W7nzJY-ps85_ZKcdSpnG1w/viewform?usp=dialog
Para ler mais notícias como essa acesse a área de Cultura.
O post Itapetininga recebe show de Maestro Gerson Ramos com clássicos musicais apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.