A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A primeira turma começou no segundo semestre de 2021. A revelação veio a público em 2020. Na ocasião, a ex-prefeita explicou que foi uma longa jornada de luta junto aos órgãos públicos estadual e federal para atrair a tornar o projeto uma realidade.
Com os futuros profissionais de saúde, a nova instituição de ensino irá fornecer médicos que poderão atender os hospitais da cidade e pronto-socorro. Unidades de saúde que possuem dificuldades de encontrar especialistas poderão, finalmente, ter uma resposta. A perspectiva é reproduzir uma medicina de melhor qualidade e desenvolver pesquisa clínica que é algo que não existe em Itapetininga. Além disso, atrair novas empresas que trabalham na área médica para a cidade.
A previsão, professor doutor Leandro Prearo, é que sejam abertos no final de 12 semestres em Itapetininga aproximadamente 2,8 mil empregos diretos e indiretos. “Neste período, a USCS terá 720 universitários no curso de medicina. O cálculo é que para cada estudante, são criados quatro postos de trabalho”, explicou Prearo. O investimento, em médio prazo, alcançará R$ 10 milhões em equipamentos e laboratórios, apontou o reitor.
O post Instalação de curso de Medicina é marco apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.