Silos da Ceagesp estão lotados e grãos devem ser exportados.
Segundo Conab, estimativa é que sejam colhidos 20% a mais este ano.
Produtores rurais afirmam que a safra de grãos na região de Cerqueira Césarx (SP) aumentou este ano em relação ao ano passado. Segundo o presidente da Ceagesp Jhoni Hunter, em 2016 foram estocadas aproximadamente 18 mil toneladas de grãos entre janeiro e março. Este ano já são 42 mil toneladas no mesmo período. Além disso, a colheita de soja deste ano chegou a 1,8 mil toneladas em algumas propriedades rurais.
saiba mais
Guapiara tem o terceiro maior PIB agrícola do estado de SP, aponta IBGE
PIB de Itapeva, SP, cresce acima do índice estadual em 2015, diz Seade
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a estimativa é que sejam colhidos até o final de março cerca de 230 milhões de toneladas de grão, 20% a mais que em 2016.
Para o engenheiro agrônomo Marcus Medeiros, vários fatores contribuíram para a safra deste ano. “A chuva regular, uma menor incidência de pragas e doenças e o planejamento feito no começo da plantação, contribuíram para o resultado que temos hoje”, afirma.
Ainda segundo Hunter, como os silos da companhia estão lotados, os grãos devem ser exportados para vários países. “O produtor aumentou a capacidade de plantio e isso gerou aumento na produção. Isto é favorável para a companhia que recebe esses grãos, os qualifica e padroniza para o mercado de exportação”, explica.
Grãos devem ser exportados para vários países (Foto: Reprodução/TV TEM)
Para engenheiro agrônomo, vários fatores contribuíram para a safra deste ano (Foto: Reprodução/TV TEM)
Este ano já foram colhidas 42 mil toneladas de janeiro a março (Foto: Reprodução/TV TEM)