Simone e Brun
Nesta semana, a deputada federal Simone Marquetto e o ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, Etson Brun, foram vistos conversando em uma padaria na cidade. O encontro chamou atenção e gerou especulações nos bastidores da política sobre o teor da conversa. Vale lembrar que Etson é tio do prefeito Jeferson Brun, o que gerou rumores de que o assunto tratado seria uma possível reaproximação entre Simone e o prefeito. Isso porque, segundo informações, desde o início da campanha eleitoral de Jeferson, ele e a deputada estariam distantes por divergências políticas. Apesar de não haver informações confirmadas sobre o assunto discutido, o certo é que o encontro ocorre em um momento estratégico de início da nova gestão municipal.
Hospital regional
Em entrevista à TVi nesta semana, o prefeito Jeferson Brun abordou o início das obras do Hospital Regional de Itapetininga. Segundo ele, o processo de licitação ocorrerá no próximo dia 14 de janeiro. “Provavelmente, na sequência, em cerca de uma semana, será publicado no Diário Oficial o nome da ganhadora”. Brun ainda informou que o governador Tarcísio de Freitas está negociando com as construtoras para acelerar o cronograma das obras do hospital. “É uma obra muito grande, são 300 leitos, mas de 40 leitos de UTI, mais especialidades, então é natural o cronograma seja de quatro anos. Mas o governador está fazendo todos os esforços para acelerar as obras”, disse.
Novos projetos
Durante a entrevista à TVi, Brun destacou alguns projetos de sua gestão para este ano de 2025. Entre as propostas mencionadas, estão a obra do estádio municipal, o hospital veterinário e o teatro municipal. Segundo ele, o primeiro semestre de 2025 será marcado pelo início da obra do estádio municipal, que será financiado com recursos próprios do município. Além disso, Brun salientou que os projetos do teatro municipal e do hospital veterinário devem avançar na etapa de documentações iniciais. Essas obras devem ser viabilizadas com apoio junto a deputados, através de emendas parlamentares.
Bispo André presidente
A Câmara Municipal de Itapetininga realizou no dia 1º de janeiro a eleição da mesa diretora para o biênio 2025/2026. Como já esperado e antecipado pelo Correio na semana anterior, Bispo André Bueno (Republicanos) foi eleito presidente da Casa por unanimidade, reafirmando seu apoio e a confiança dos vereadores. Além de Bueno, a nova mesa diretora será composta por Gê de Araújo (PP) como vice-presidente, Catarina Nanini (Republicanos) como 1ª secretária e Christiane Siqueira (Republicanos) como 2ª secretária. Em seu discurso de posse, o presidente eleito destacou a importância do consenso entre os vereadores, descrevendo o momento como “um banho de democracia” e ressaltando o compromisso de trabalhar em conjunto para o bem da cidade.
Posse I
O prefeito Jeferson Brun (Republicanos), a vice Nêta Bueno (Republicanos) e os vereadores eleitos foram empossados no dia 1º, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Durante seu discurso, Brun enfatizou o impacto das fake news nas eleições. Ele classificou a prática como criminosa e prejudicial, destacando a importância de combater a desinformação. “Fake news é crime, mas é também um destruidor de vidas”. Ele defendeu ainda a punição exemplar desses crimes para garantir a integridade das próximas eleições, destacando a importância de debates políticos baseados em propostas concretas. “Esperamos que as próximas eleições tragam para o nosso povo a demonstração de capacidade e lealdade, e que as propostas sejam os balizadores para a escolha do voto”, declarou.
Mais indústrias
Brun também anunciou durante seu discurso as prioridades de sua administração com ênfase no desenvolvimento econômico e na criação de empregos. Ele defendeu a busca pela autosustentabilidade econômica do município e apontou atração de indústrias e empresas para Itapetininga como caminhos para o crescimento local. “Chegou o momento de preparar a cidade para que ela caminhe sozinha”, declarou. Nesse contexto, ele enfatizou a importância de criar condições para aumentar a renda da cidade, com a geração de empregos com melhores salários e isso é possível com a vinda de mais indústrias para o município.
Para ler mais notícias como essa, acesse a aba Política.
O post Correio Político 1035 apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.