Com 49 carros em sua coleção, o empresário Laerte de Paula, mantém viva sua paixão por veículos clássicos. Sua trajetória como colecionador começou há mais de 20 anos e seus exemplares, que vão de um Ford Coupé 1937 a uma Porsche 911 de 2023, chamam atenção por suas histórias, detalhes e valores.
De Paula diz que desde a infância, carrega consigo o amor por automóveis. “Sempre gostei de carro, desde molequinho. Hoje, além de coleciona-los, eu também trabalho com a restauração dos mesmos”. Ele atribui parte dessa paixão às memórias que guarda do pai, que na década de 1990 possuía um Maverick. Esse modelo marcou tanto a vida do empresário que ele decidiu incluir um similar em sua coleção.
Hoje, sua coleção é composta por 47 veículos antigos, que ele chama carinhosamente de “carros de ferro”, e outros dois modelos modernos, ou “carros de plástico”, como os apelida. O primeiro carro de sua coleção foi um Fusca 1984, adquirido do irmão mais velho no início dos anos 2000. O Fusca, que originalmente era branco, hoje exibe um tom verde menta da Porsche e está na família desde 1997, sendo uma das peças mais queridas do colecionador.
Entre os modelos que ele ainda sonha em ter, estão os icônicos Mustangs da década de 1960 e o Charger RT, que ele considera clássicos com valores elevados, mas que seriam aquisições ideais para seu acervo. Uma história que o colecionador chega a mencionar é do Passat que “namorava” desde os anos 2000 e que só conseguiu incluir na coleção em 2018.
Seu critério principal para escolher os carros é a ligação emocional. Muitos modelos que ele coleciona são da década de 1990 e 2000, época de sua juventude, quando admirava esses veículos sem poder comprá-los. “Hoje, eu tenho quase todos os carros que desejava naquela época”, conta.
O exemplar mais antigo de sua coleção é o Ford Coupé 1937, um modelo que remete ao clássico filme “O Poderoso Chefão”. Já o mais moderno é a Porsche 911, adquirida há cerca de três meses, sua compra mais recente.
Já um dos projetos mais desafiadores de sua coleção foi a restauração de uma Ford F1 1951, que levou mais de seis anos para ser finalizada e hoje é o veículo mais valioso de sua frota, avaliado em mais de meio milhão de reais.
Embora não seja um entusiasta assíduo de encontros de colecionadores, Laerte participa de alguns eventos, como o Encontro de Veículos Antigos de Boituva, que geralmente ocorre no mês de maio. Segundo o empresário, ele prefere usar os carros no cotidiano, alternando modelos a cada poucos dias. “Gosto de colocar os carros na rua, ir trabalhar com eles e aproveitar no dia a dia”.
Em seus planos futuros, de Paula diz que pretende vender e trocar alguns de seus carros para organizar sua coleção, afirmando que, além de colecionar, deseja compartilhar sua paixão com outros entusiastas. “Minha ideia é abrir espaço para novos projetos e possibilitar que outras pessoas também desfrutem dessa paixão pelos clássicos”, conclui.
Para ler mais reportagens como essa, acesse a área de Cultura & Comportamento.
O post Empresário mantém coleção de quase 50 carros clássicos apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.