Nesta primeira etapa, segundo a Prefeitura, serão oferecidas 400 vagas para animais de moradores do Rechã e regiões adjacentes. Ao todo, 1.080 animais serão beneficiados ao longo do programa. Além da castração, todos os cães e gatos serão microchipados. As próximas localidades a serem atendidas serão divulgadas conforme a demanda.
Os interessados poderão realizar as inscrições nos dias 24 e 25 de janeiro, das 8h30 às 14h, na EMEF Profª Julieta Rolim da Silva, localizada à rua Justino Machado Meira, 151, no Distrito Rechã. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. Serão disponibilizadas até três vagas por CPF, conforme a disponibilidade de vagas. O Mutirão será realizado no mesmo local.
A ação conta com recursos provenientes de uma emenda parlamentar de R$ 150 mil, destinados pela deputada estadual Maria Lúcia Amary, com apoio do vereador Matheus Ribeiro.
Regras e orientações para os tutores
- Os tutores devem seguir algumas orientações importantes para garantir a segurança e o bem-estar dos animais:
- A castração é destinada a cães e gatos sem raça definida, com idade mínima de 4 meses.
- Serão ofertadas 150 vagas para gatos e 250 para cães, independentemente do sexo.
- Os animais devem estar saudáveis, sem parasitas (pulgas ou carrapatos). Fêmeas lactantes ou com cria com menos de 60 dias não podem ser castradas.
- No dia da castração, é obrigatório levar roupa cirúrgica para as fêmeas e colar de proteção (Elizabetano) para os machos.