Jovem monta Clube do Livro Livre em Itapetininga

Desacelerar e reconectar-se com a leitura. Esse é o convite do “Clube do Livro Livre”, projeto encabeçado por Maria Gabriela Moura, que encontrou na paixão pelos livros a motivação para transformar a relação dos itapetininganos com os livros. A ideia surgiu a partir de uma queixa recorrente: a dificuldade de encontrar tempo para ler em meio à rotina acelerada.

Com encontros ao ar livre, na Praça da Igreja do Rosário, a partir das 15h do dia 25 de janeiro, leitores de todas as idades vão poder se reunir para ler, compartilhar experiências e redescobrir o prazer da leitura em um ambiente descontraído e colaborativo.

Maria Gabriela Moura, conhecida como “a menina da mala com livros”, iniciou sua jornada literária em 2016, com o projeto “Viaje com os Livros”. Ela participava de feiras e eventos culturais carregando uma mala cheia de livros para doação ou venda no sistema “pague quanto puder”. “Era algo simples, mas o impacto foi enorme. Pessoas que nunca tinham pensado em comprar ou doar livros começaram a se envolver. Isso me mostrou que a leitura precisava ser mais acessível”, conta Gabriela.

O sucesso do projeto transformou a antiga mala em um símbolo de democratização da leitura. Em 2024, o sonho ganhou um território fixo: a “Banca Viaje com os Livros”, localizada na Praça da Igreja do Rosário. No espaço, Gabriela oferece livros a preços acessíveis, promove trocas e incentiva os frequentadores a ocupar a praça, valorizando o espaço público. “As pessoas chegam aqui, escolhem um livro, sentam para ler e até esquecem do celular por um tempo. É um respiro no meio do dia”, explica.

Foi pensando exatamente nisso que Moura deu início ao “Clube do Livro Livre”. Cada participante leva um livro, escolhe um lugar para se acomodar e mergulha na leitura. Depois, em uma roda de conversa, os leitores compartilham suas percepções sobre as obras. Para quem chega de mãos vazias, a mala com livros de Gabriela continua a oferecer opções diversificadas, que vão de literatura infantil a livros técnicos.

“Eu estou adorando o retorno da população. Estão gostando da ideia, já que a biblioteca municipal está em reforma muitos vão para trocar livros” celebra.

 

Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cultura.

O post Jovem monta Clube do Livro Livre em Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.