A tradicional Festa do Milho da Paróquia São Roque, um dos eventos mais aguardados do calendário itapetiningano, agora faz parte do Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. O título agora pode abrir portas para novos investimentos e incentivos que podem fortalecer ainda mais a estrutura e alcance do evento. O projeto foi defendido pela deputada federal Simone Marquetto (MDB), na Comissão de Turismo, e na última segunda-feira, dia 03 de fevereiro, foi oficializado.
Realizada anualmente pela comunidade da Paróquia São Roque, a Festa do Milho é conhecida por reunir milhares de visitantes em torno de pratos típicos feitos à base do cereal, como sopa, pamonha, bolo, suco e até sorvete de milho. Além da gastronomia, o evento também se destaca pela programação cultural e religiosa, contando com apresentações musicais, atrações para as famílias, uma grande mobilização de voluntários durante a festividade e apoio de empresas do município.
Com a inclusão no Calendário Nacional de Eventos, a Festa do Milho ganha visibilidade em nível federal, podendo atrair mais turistas para Itapetininga. Além disso, esse reconhecimento pode facilitar o acesso a incentivos governamentais e patrocínios privados, permitindo melhorias na infraestrutura e na organização do evento.
O Correio conversou com o pároco Ivan Soares, que comentou sobre os benefícios da adição da Festa no calendário. “Aqui mesmo em Itapetininga e na região, como em São Miguel Arcanjo, temos agora muitos eventos e até mesmo monumentos religiosos que movimentam tanto a economia da cidade, quanto a visibilidade para a nossa Diocese, o que é muito bom. Esperamos que com esse novo projeto, tenhamos ainda mais alcance e apoio”.
O Ministério do Turismo destaca que eventos incluídos no calendário podem receber apoio em diversas áreas, como capacitação para organizadores, promoção em plataformas oficiais e, em alguns casos, incentivos financeiros para aprimorar a experiência dos participantes.
História da Festa
A Festa do Milho teve início há quase quatro décadas, nas dependências da Paróquia São Roque, como uma iniciativa simples para arrecadar fundos para a igreja. Com o passar dos anos, o evento cresceu, se tornando uma das principais festas gastronômicas da cidade e uma referência para a região.
A cada edição, a festa conta com a participação ativa de voluntários que auxiliam na produção dos alimentos e na organização do evento. A matéria-prima utilizada é, em grande parte, fruto de doações de produtores locais.
A 39ª edição da Festa do Milho de Itapetininga teve início no dia 29 de janeiro e vai até o dia 09 de fevereiro. Além das já tradicionais barracas de comidas e bebidas, o público poderá conferir novidades gastronômicas como o “Roque Burger”, um hambúrguer artesanal com creme de milho e mussarela. Para facilitar as compras no local, será implementado um novo sistema de pagamento por cartão via QR Code. Aos fins de semana tem ainda bingo e música ao vivo.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cultura & Comportamento.
O post Festa do Milho entra para o Calendário Nacional de Eventos apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.