Curso oferece formação audiovisual gratuita

A Fotossíntese Filmes está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação audiovisual voltado especificamente para grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

Com 200 horas de carga horária, o curso combina aulas teóricas ao vivo (120h) e práticas (80h), culminando na produção de curtas-metragens por equipes. As inscrições estão abertas até 20 de fevereiro pelo formulário eletrônico (acesse aqui).

O curso tem como objetivo fomentar a inclusão de mulheres, pessoas trans, não binárias, intersexo, travestis, cineastas negras e LGBTQIAP+ no mercado cinematográfico.

“Vamos além de ensinar técnicas: queremos abrir caminhos para que novas vozes transformem o audiovisual com narrativas que reflitam a diversidade real da sociedade”, afirma Amanda Lopes, idealizadora do curso.

Programação plural

Ministrado por profissionais renomados, o curso aborda desde roteiro e produção até cinema de horror e representações descoloniais. Entre os formadores estão:

  • Quézia Lopes (Cinema Negro): Roteiro, produção executiva e história do cinema;
  • Junia Soares (Edição): Montagem prática e colorização;
  • Mariana Zani (Cinema de Horror): Direção de arte e atores;
  • Pepe AJ Amanda (Cinema Feminino): Legado de Alice Guy, roteiro e cinema LGBTQIAP+.

O curso Formação Fotossíntese Filmes é voltado a pessoas que desejam explorar sua criatividade e se capacitar para o mercado audiovisual, preferencialmente de grupos em situação de vulnerabilidade social.

O período do curso é de 24 de fevereiro a 30 de novembro de 2025, com aulas ao vivo (120h) e práticas (80h). São dois horários: das 9h às 12h (Turma 01) e das 19h às 22h (Turma 02). Todos os participantes receberão certificação ao final.

Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Oportunidades.

O post Curso oferece formação audiovisual gratuita apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.