O governo estadual de São Paulo vai leiloar, no início do segundo semestre, um trecho de 250 km de extensão da rodovia Raposo Tavares, na ligação entre Itapetininga e Ourinhos. A concessão do Lote Paranapanema da Raposo Tavares (SP-270) não incluirá a construção de pistas marginais no trecho urbano de Itapetininga, em que a Rodovia Raposo Tavares atravessa a cidade.
Atualmente, esse trecho já se encontra com o trânsito bastante intenso, pois, além do tráfego normal da rodovia, serve de deslocamento entre diversos bairros do município. A médio prazo, com a duplicação, o tráfego aumentará ainda mais, criando problemas de lentidão e congestionamento.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo esclareceu que o trecho entre os quilômetros 151,9 e 168,21 da rodovia (trecho urbano de Itapetininga) já está sob concessão da SPVias, e eventuais melhorias nesse segmento estão sendo discutidas no contrato vigente.
Segundo a pasta, haverá melhorias pontuais em alguns bairros, entre eles, Jardim Bela Vista, Vila Mazzei, Bairro do Pinhal e Subestação.
Estão previstos investimentos de R$ 4,7 bilhões no trecho de 250 km, que passará a ser pedagiado.
Anunciado em 2023 como parte do programa de parcerias de investimentos (PPI), o lançamento do edital do Lote Paranapanema está previsto para acontecer no segundo trimestre. O período de concessão será de 30 anos e a empresa vencedora deverá promover a duplicação de toda a extensão do trecho, bem como promover melhorias na pista.
A rodovia corta o estado de leste a oeste e serve como ponto de ligação da capital a cidades como Sorocaba, Assis e Presidente Prudente.
Apenas esse trecho da Raposo ainda não foi duplicado. Cerca de 147 km de rodovia serão duplicados, além da construção de 12,5 km de pistas marginais e 56,4 km de acostamentos novos e recuperados.
Ao todo, o plano do governo é conceder 1.800 km de rodovias. Quatro lotes já foram leiloados e outros quatro (incluindo o Paranapanema) estão em fase de desenvolvimento de projeto.
“A otimização da infraestrutura logística é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, garantindo o escoamento de produtos industriais e agropecuários. Criaremos um corredor logístico que aliviará a pressão de demanda na Rodovia Castello Branco e facilitará o acesso de regiões produtoras ao porto de Santos”, diz Raquel Carneiro, diretora Econômico Financeira da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
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O post Expansão da Raposo Tavares não inclui construção de marginais no trecho urbano de Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.