Correio Político 1041

Inelegível I
A Justiça Eleitoral condenou Milton Júnior (PL) e seu vice, Samuel Araújo, à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder e uso indevido de meios de comunicação. O caso teve repercussão depois que, durante campanha eleitoral, Milton, durante uma live, lançou uma série de acusações sem provas a Jeferson Brun (Republicanos), incluindo ligação com uma facção criminosa, prática de caixa 2 e articulação de sequestro de sua esposa. A decisão foi do juiz eleitoral Alfredo Gehring, da Zona Eleitoral de Itapetininga, após ação movida pela coligação de Brun. Segundo a sentença, os réus divulgaram informações graves e sem comprovação contra adversários políticos, utilizando redes sociais, rádio, TV e um site para disseminar o conteúdo. O juiz ressaltou que a ampla repercussão do caso impactou diretamente o processo eleitoral.

Inelegível II
Na decisão, o juiz destacou que, se o objetivo fosse investigar denúncias, os réus poderiam ter procurado a polícia em vez de divulgar amplamente as informações. Além disso, segundo o juiz, ainda que a autoria das mensagens seja irrelevante, “diligências encetadas pela Polícia Civil apontam Milton como uma das pessoas que teria forjado o material”. Com a condenação, os acusados ficam impedidos de disputar eleições pelos próximos oito anos, mas ainda podem recorrer da decisão na Justiça Eleitoral.

Redes de proteção
O prefeito Jeferson Brun sancionou a lei que obriga a instalação de redes de proteção em janelas, varandas e sacadas de novos edifícios residenciais em Itapetininga. A justificativa da medida, de autoria do vereador Bispo André Bueno (Republicanos), seria prevenir acidentes, mas gerou controvérsia no setor da construção civil. A legislação permite que os moradores recusem a instalação das redes, desde que informem a construtora por escrito no momento da compra. Para alguns profissionais do setor, a obrigatoriedade não faz sentido, já que normas de segurança, como altura mínima de guarda-corpos, já são exigidas por lei, além da lei permitir que o próprio morador opte por não seguir.

ADS Rio Branco
Na sessão da Câmara do último dia 6, a vereadora Marina Nalesso (PL) apresentou um requerimento solicitando esclarecimentos sobre a suspensão do uso da quadra da Estação Cidadania pela ADS Rio Branco. A associação, que há anos realiza atividades esportivas e sociais no local atendendo mais de 300 crianças e adolescentes, foi surpreendida com a proibição sem qualquer justificativa. “A gente não sabe se isso é rixa política, mas o que não pode acontecer é que essa rixa respingue em crianças e adolescentes”, afirmou Nalesso durante a sessão. Mesmo após quase duas semanas do ocorrido, a Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o caso.

Novo cemitério Municipal
O vereador Miguel Turmeiro (Novo) apresentou um requerimento à Prefeitura solicitando a construção de um novo Cemitério Municipal com preços mais acessíveis para a população. Segundo ele, a medida é necessária devido à crescente demanda por espaços para sepultamento e às dificuldades enfrentadas por muitas famílias com os altos custos dos serviços funerários. Turmeiro destacou que o Cemitério São João Batista já não possui espaço para ampliação, o que tem gerado transtornos para as famílias em momentos de fragilidade.

Falta de dentistas
A falta de profissionais de odontologia nas unidades de saúde do distrito do Gramadinho, Conceição e nas unidades volantes motivou um requerimento apresentado por Uan Moreira (MDB). O vereador solicitou informações à Prefeitura sobre a reposição ou contratação emergencial desses profissionais, além do andamento do concurso público para a área e a possibilidade de terceirização do serviço. Segundo ele, moradores desses bairros e distritos têm relatado dificuldades para acessar cuidados básicos de saúde bucal, o que tem gerado uma demanda reprimida e pode resultar no agravamento de problemas de saúde. Uan alertou que a falta desse atendimento pode sobrecarregar outros serviços, como pronto atendimento e especialidades médicas.

O post Correio Político 1041 apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.