Alunos de Etec de Itapetininga criam cortador de grama com controle remoto

Ao buscar uma solução prática e eficiente para a manutenção do gramado na Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, localizada em Itapetininga, estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet desenvolveram um cortador de grama com operação controlada remotamente, proporcionando praticidade e bom desempenho em qualquer tipo de terreno.

Orientados pelo professor Ari Teixeira, os alunos Alexandre Gabriel de Almeida, Alison Proença Vieira, Ana Camargo de Campos e Gabriel Pereira Gomes trabalharam dois meses na criação do GT Destroyer. “Durante as aulas, nosso grupo adotou uma abordagem por etapas, testando progressivamente o projeto. Utilizamos materiais que já tínhamos ou de baixo custo para reduzir o investimento inicial sem comprometer a funcionalidade”, comenta Alexandre.

Segurança, ergonomia e eficiência

Aplicável em diversos contextos, o projeto automatiza o corte de grama, oferecendo segurança, ergonomia e eficiência. Pode ser utilizado em jardins, áreas públicas e rurais, otimizando a manutenção de maneira prática e eficaz. “Com a inclusão do controle remoto, o cortador de grama se torna ideal para pessoas com modalidade reduzida”.

Além de atender às necessidades da Etec, o projeto demonstra o potencial de inovação e economia que pode ser aplicado em contextos similares. A tecnologia do controle remoto facilita nas manobras precisas, enquanto o manual criado pelos alunos, acessível via wi-fi integrado, oferece suporte completo para operação e manutenção.

Para Ari Teixeira, a proposta destaca a habilidade dos alunos em integrar inovação tecnológica e funcionalidade prática no desenvolvimento de soluções para o dia a dia. “Eles trabalharam em equipe e buscaram, juntos, soluções criativas para cada obstáculo encontrado. Esse espírito colaborativo foi essencial para superar os desafios”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.