O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) vai instalar 51 radares fixos nas rodovias estaduais não concedidas da região de Itapetininga. A medida faz parte do contrato firmado pelo órgão para a implantação de 649 equipamentos em rodovias não concedidas do estado.
Atualmente, São Paulo tem 536 radares em operação em rodovias, sendo 524 em estradas concedidas e 12 na malha gerida pelo DER – nessas a fiscalização é feita também pelos radares portáteis operados pela Polícia Militar Rodoviária. Após a instalação dos 649 radares licitados pelo DER, serão, no total, 1.185 equipamentos de fiscalização de velocidade nas rodovias paulistas concedidas e não concedidas.
A instalação dos radares terá início após a assinatura da ordem de serviço, na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro. As empresas responsáveis têm até 90 dias para concluir a implantação dos dispositivos, e a previsão é que todos os equipamentos entrem em operação até maio de 2025.
No entorno de Itapetininga, os radares serão distribuídos por diferentes rodovias estaduais. Alguns dos principais pontos de instalação incluem:
- SP-129 – Trecho de Itapetininga a Tatuí;
- SP-139 – Trecho de Itapetininga a São Miguel Arcanjo;
- SP-157 – Trecho de Itapetininga a Guareí;
- SP-270 – Trecho de Itapetininga a Angatuba.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler), que é capaz de identificar motoristas que reduzem a velocidade ao passar pelo ponto de fiscalização, mas que voltam a acelerar em seguida.
A tecnologia Doppler opera por meio da emissão de ondas de rádio que retornam ao equipamento ao encontrar um objeto em movimento, como um veículo. Com base na frequência das ondas refletidas, o radar calcula a velocidade real do veículo, mesmo a distância, e é capaz de detectar alterações no comportamento de condução, como mudanças abruptas na aceleração.
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
No total, são quatro empresas comtempladas pelo processo licitatório, sendo que, cada uma, arrematou um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.
Após a conclusão da instalação, a relação final dos radares, incluindo as coordenadas exatas, será divulgada no site do DER-SP.
Para mais notícias como essa, acesse a aba Polícia.
O post DER-SP instala 51 radares na Regional de Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.