O Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”, em Itapetininga, agora está oficialmente sob responsabilidade da Prefeitura. O uso do espaço foi autorizado por meio de uma Permissão de Uso por Prazo Indeterminado, concedida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A informação foi confirmada pela própria Secretaria. Segundo a pasta, o recinto pertence à Fazenda do Estado de São Paulo, e está sob guarda e administração da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que foi a responsável pela outorga da permissão.
O que a permissão autoriza
De acordo com a Secretaria, o local poderá ser utilizado para atividades voltadas à agropecuária e demais eventos de interesse público. Não há restrições quanto à realização de festas ou feiras, desde que atendam ao interesse público.
A Prefeitura, por sua vez, fica encarregada de arcar com todas as despesas de manutenção, realizar reformas e adequações necessárias, reparar eventuais danos. Além disso, segundo o Estado, a Prefeitura não poderá ceder o espaço a terceiros.
Desde 2023, a área de 310 mil m², era somente cedida pelo governo estadual ao município. Nesse mesmo ano, a Prefeitura havia informado ao Correio que o processo de doação do espaço estava em curso, aguardando apenas o decreto oficial do governo estadual. À época, o prefeito Jeferson Brun declarou que a meta era transformar o local — historicamente palco da ExpoAgro — em um espaço permanente de lazer e eventos culturais,.
Vale lembrar que o recinto, que também abriga a sede da Fazenda Tenente Carrito — um dos patrimônios culturais tombados do município — havia sido alvo de críticas por abandono em anos anteriores, com problemas como mato alto, destelhamentos e fios expostos.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cidade.
O post Prefeitura passa a ter permissão definitiva para uso do Recinto de Exposições, mas com restrições apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.