Moradores de Itapetininga relataram ter recebido ligações telefônicas nos últimos dias de uma empresa, ainda não identificada, a qual busca realizar uma pesquisa, avaliando a percepção da população sobre a gestão do atual prefeito Jeferson Brun e levantando possíveis cenários eleitorais para as próximas eleições federais e estaduais, em 2026.
Entre os questionamentos feitos aos entrevistados, estão perguntas como: “Como você avalia a gestão do atual prefeito Jeferson Brun?”, e “Você votaria nele caso fosse candidato a deputado federal ou estadual nas próximas eleições?”. Além disso, a pesquisa apresenta uma lista de possíveis nomes para avaliação de intenção de voto.
Pesquisa II
Na disputa para deputado federal, foram citados: Júlia Nunes (atual vereadora do município), Milton Nery (ex-vereador do município), Simone Marquetto (atual deputada federal) e o próprio prefeito Jeferson Brun.
Para deputado estadual, a pesquisa apresentou os nomes de Édson Giriboni (atual deputado estadual), Vitão do Cachorrão (deputado estadual pela região) e novamente o nome do prefeito Jeferson como possível candidato.
A pesquisa reforça os rumores de que Jeferson Brun pode deixar o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou até mesmo na Câmara Federal em 2026.
Vereadores aprovam projeto que proíbe contratação de shows com apologia ao crime e às drogas I
A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou, na sessão da última segunda-feira, dia 14, um projeto de lei que proíbe na cidade a contratação de shows, artistas e eventos com recursos públicos quando houver, durante a apresentação, qualquer forma de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas, em eventos voltados ao público infantojuvenil.
De acordo com o texto assinado por quatro vereadores, fica vetada a contratação de atrações que promovam, direta ou indiretamente, condutas criminosas ou que normalizem o uso de entorpecentes. Além disso, os contratos firmados entre a prefeitura e os artistas deverão conter cláusula específica proibindo esse tipo de conteúdo. O descumprimento da cláusula acarretará rescisão imediata do contrato e multa equivalente a 100% do valor contratado, com destinação do montante ao Ensino Fundamental da Rede Municipal.
Vereadores aprovam projeto que proíbe contratação de shows com apologia ao crime e às drogas II
Durante a votação, o vereador Gê de Araújo (PP), um dos autores do projeto, ressaltou que a proposta “não se trata de censura, e sim de responsabilidade com o uso do dinheiro público”. Em sua fala, ele destacou que “seria um contrassenso investir em segurança pública e, ao mesmo tempo, financiar shows em que os artistas levam nossos jovens e crianças para o caminho do mal”.
Durante a discussão, a vereadora Marina Nalesso (PL) questionou como a lei seria aplicada em festas terceirizadas realizadas em espaços público. Gê de Araújo respondeu que “de uma forma indireta está usando dinheiro público, porque para se manter o espaço público é o dinheiro público que mantém. Então cabe também a aplicação da lei”, afirmou.
A medida segue para sanção do prefeito para entrar em vigor.
Servidores da Câmara tem aumento de auxílio-alimentação
Foi aprovado durante a sessão no plenário, o Projeto de Resolução nº 09/2025, que trata da concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Legislativo. Com a aprovação, o benefício passa a ser de R$ 730 mensais, com atualização anual baseada em índices inflacionários como IGPM, INPC ou IPCA, valendo o de maior variação no período.
Segundo o texto, o auxílio será pago exclusivamente a servidores efetivos e assessores da Casa, não se estendendo a vereadores. Durante a discussão, a vereadora Catarina Nanini explicou que o reajuste de aproximadamente 66% visa alinhar o valor à média paga por câmaras municipais da região.
O projeto já foi sancionado pelo prefeito e exclui servidores licenciados sem remuneração, com faltas injustificadas, afastados por reclusão, inativos e agentes políticos.
Miguel Turmeiro cobra creche e rotatória para atender moradores do Jardim São Camilo
Miguel Turmeiro (Novo) voltou a cobrar da Prefeitura atenção especial ao bairro Jardim São Camilo. Em novo requerimento, o parlamentar solicitou informações sobre a possibilidade de construção de uma unidade escolar do tipo creche para atender a crescente demanda da região, bem como a implantação de uma rotatória nas proximidades para melhorar a mobilidade e a segurança viária dos moradores.
Segundo o vereador, o bairro vem passando por um processo de expansão com a construção de 76 novas unidades habitacionais populares, e a ausência de uma creche tem gerado transtornos às famílias, que precisam atravessar a pista para levar seus filhos a outras unidades escolares, como no bairro Belo Horizonte.
Denise Franci cobra valorização dos profissionais da Educação
A vereadora Denise Franci (Solidariedade) voltou a defender melhorias estruturais e salariais para os profissionais da Educação do município. Em requerimento, ela solicitou ao Executivo uma série de medidas voltadas à valorização do quadro de apoio e ao equilíbrio entre ativos e aposentados da área.
Entre os principais pontos, Denise reivindicou a reposição da inflação e aumento real para todo o quadro de apoio.
A vereadora ainda cobrou a revisão do salário base de diretores e supervisores, que segundo ela, não receberam o reajuste integral nos últimos dois anos e a incorporação das gratificações ao vencimento base.
Outro ponto foi o pedido para que seja enviado o Projeto de Lei Complementar de atualização da tabela salarial do magistério, para que os aposentados do regime de paridade também recebam os reajustes já concedidos aos profissionais da ativa. “Há dois anos e meio os aposentados estão recebendo 14% a menos que os professores da ativa”, afirmou a parlamentar. Por fim, Denise também solicitou o reajuste do auxílio-transporte para os profissionais da Educação, especialmente os que atuam na zona rural.
O post Pesquisa I apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.