Após manifestações, Tarcísio recua e retira pedágios da área urbana de Sorocaba

O Governo do Estado de São Paulo anunciou na última semana a retirada de quatro pórticos de pedágio previstos para trechos de rodovias que cruzam a área urbana de Sorocaba. A medida reduz de 13 para 9 o total de pórticos eletrônicos planejados na concessão da Rota Sorocabana, que abrange rodovias como a Raposo Tavares (SP-270), Dr. Celso Charuri (SPA-91/270) e Castelinho (SP-075).

A retirada dos pórticos free flow, sistema automático de cobrança de tarifas, via tag eletrônico ou identificação visual de placas, afeta os seguintes trechos:

  • Rodovia Celso Charuri (SP-091), km 4,1 (próximo ao bairro Aparecidinha);
  • Castelinho (SP-075), km 3,2 (próximo ao bairro Iporanga);
  • Raposo Tavares (SP-270), km 95,1 (região da Av. Nogueira Padilha);
  • Raposo Tavares (SP-270), km 101,3 (região da Rua João Wagner Wey).

A decisão foi tomada após manifestações da população e lideranças locais, e uma petição online, apontando possíveis impactos econômicos e sociais da cobrança em áreas urbanas.

Pedágio eletrônico

A concessão da Rota Sorocabana introduz o modelo de pedágio eletrônico “free flow”, que dispensa praças físicas e realiza a cobrança por meio de leitura automática de placas. O sistema mantém isenção para motociclistas, desconto de 5% para usuários com TAG e descontos progressivos para veículos de passeio: 10% a partir da 10ª passagem e 20% a partir da 20ª passagem pelo mesmo pórtico no mesmo sentido.

Com a reestruturação, os valores cobrados foram ajustados. Um exemplo é o trecho entre Araçoiaba e Alumínio, cuja tarifa, que era de R$17,90 até março de 2025, passou a R$14,10 com a nova concessão e será de R$7,80 com a implantação definitiva do modelo eletrônico. Além disso, as tarifas por quilômetro foram fixadas em R$0,16 para pistas simples e R$0,21 para pistas duplas com faixas adicionais, refletindo reduções de até 25,4% em alguns trechos.

Nova concessão

A concessão da Rota Sorocabana cobre 460 quilômetros de rodovias em 17 municípios da região sudoeste do estado. Entre as obras previstas estão duplicações de pistas, implantação de faixas adicionais, viadutos, passarelas, acostamentos, pontos de ônibus e novos dispositivos de acesso.

 

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