Prof Alceu Gomes Da Silva eitapetininga terá modelo cívico-militar

A escola estadual Profº Alceu Gomes Da Silva, de Itapetininga, foi a única escola estadual do município a ser selecionada para aderir ao modelo cívico-militar de ensino. O Correio de Itapetininga teve acesso à lista final das unidades que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM). A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) com a lista sendo publicada nessa terça-feira, dia 29 de abril, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Após a realização de três rodadas de consulta pública com 302 comunidades que manifestaram, no ano passado, interesse no modelo, foram definidas as 100 escolas que iniciarão as atividades a partir do 2º semestre. A previsão é que cerca de 50 mil estudantes atingidos pelo modelo.

Em Itapetininga, três escolas estaduais também participantes do Programa de Ensino iNtegral (PEI), haviam demonstrado interesse no modelo: EI E.E Prof. Elisiário Martins de Mello, PEI E.E Prof. Sebastião Pinto e PEI Profº Alceu Gomes Da Silva, essa última saindo na terceira rodada da consulta pública e sendo a única selecionada.

O objetivo das consultas públicas foi ouvir toda comunidade escolar e garantir a transparência do processo. Tiveram direito a voto, mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária e professores e outros profissionais da equipe escolar.

A votação a favor do modelo foi contabilizada quando a escola alcançou o quórum mínimo (50% + um) e registrou, pelo menos, 50% + um dos votos válidos. Cada voto foi computado apenas uma vez. Ou seja, as unidades que tiverem 2ª e 3ª rodadas só puderam contar com os votos de quem não votou na rodada anterior.

No total, foram computados mais de 106 mil votos da comunidade escolar. Dos quais 87% a favor da implantação do programa. Três escolas aprovaram a proposta com 100% dos votos válidos.

O programa será implantado em unidades de 89 municípios paulistas, incluindo a capital, região metropolitana, litoral e interior. Desses 89, 80 são cidades com IDH abaixo da média estadual e 37 estão abaixo da média nacional.

 

Críticas

O modelo é polêmico e recebe muitas críticas por parte de educadores do país e de Itapetininga, como já visto em outras matérias produzidas pelo Correio. Mas o governador Tarcísio de Freitas defende a sua implantação, negando que o projeto seja ideológico.

A Secretaria Estadual da Educação diz que os militares não vão atuar em sala de aula e nem ocupar os cargos dos profissionais da educação, atuando apenas “no acolhimento e preparo dos alunos na entrada dos turnos, no intervalo das aulas e nos períodos de encerramento dos turnos”. A secretaria diz ainda que os militares vão colaborar “nos projetos educativos extraclasses e na busca ativa dos alunos”.

 

Para ler mais notícias como essa, acesse a área Educação.

O post Prof Alceu Gomes Da Silva eitapetininga terá modelo cívico-militar apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.