O novo espaço representará uma ampliação de 2.600m². Em sua infraestrutura estão previstos área de convivência, centro acadêmico, atlética, espaço de atendimento ao aluno, salas de coordenação, laboratório de informática, oito salas de aula, dois laboratórios de anatomia, biotério, dois laboratórios cirúrgicos, espaço para paramentação e dois vestiários, além de auditório para 200 pessoas e outros espaços como sanitários e vestiários, arquivo, CPD, área para terceirizados, manutenção e almoxarifado. Com a ampliação a expectativa é de que mais 360 alunos possam ingressar no curso de Medicina.
O prazo para execução da obra é de 360 dias a partir da data da ordem de serviço e o valor da obra é de R$ 20.953.060,39.
Atualmente, a Universidade já conta com um campus na cidade de Itapetininga, inaugurado em 5 de março de 2022, que oferece o curso de Medicina e é polo EAD para os cursos a distância oferecidos pela USCS.
Entre os convidados, estiveram presentes o reitor da USCS, Leandro Prearo, o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun; a deputada Federal, Simone Marquetto; o deputado Estadual Thiago Auricchio, além de vereadores, secretários municipais, professores e dezenas de graduandos.
“Era um sonho ousado que se tornou em realidade e em um sucesso. Agora temos a ampliação. Tenho certeza que o prefeito Jeferson está deixando um grande legado”, destacou o deputado estadual, Thiago Auricchio.
A deputada Federal Simone Marquetto relembrou em sua fala toda a trajetória percorrida, enquanto prefeita do município, para a instalação do Campus em Itapetininga e enalteceu a parceria com o prefeito Jeferson Brun na vinda da universidade e, agora, na sua ampliação.
“Gratidão eterna. Ao professor Leandro Prearo por entender nosso desejo em realizar o grande sonho de Itapetininga que era ter uma faculdade de Medicina e por termos chegado onde chegamos. Agora temos o Jeferson, que acompanha de perto esta ampliação e que sempre trabalhou conosco na realização desse sonho. A chegada da USCS a Itapetininga representa investimento para saúde pública e desenvolvimento para a cidade”, disse a parlamentar emocionada.
“Finalmente o início das nossas obras de ampliação. Definitivamente a USCS se consolida em Itapetininga com a faculdade de Medicina, fortalecendo ainda mais, seu compromisso com a educação”, reforçou o Professor Reitor Leandro Prearo, após assinar a Ordem de Serviço para as obras juntamente com o engenheiro Humberto Tarcísio de Castro Júnior, representante da empresa responsável pela ampliação.
Em seu discurso, o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, fez questão de lembrar todo o processo de instalação do Campus em Itapetininga e de destacar os impactos positivos para o município com a chegada e ampliação da USCS.
“Durante quatro anos nós passávamos em frente a este prédio e queríamos muito que tudo desse certo. E deu. A instalação da USCS em Itapetininga é um marco histórico para a cidade. São mais médicos para Itapetininga e região, um crescimento econômico ainda maior para o município. Quando fecharmos o primeiro ciclo de formados, serão 16 milhões injetados mensalmente na economia da cidade de Itapetininga”, enfatizou o prefeito Jeferson Brun, sob uma salva de palmas.
Ao término da cerimônia, o prefeito Jeferson Brun, a deputada Federal Simone Marquetto e o reitor da USCS, Prof. Leandro Prearo foram visitar o canteiro das obras de ampliação do campus.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Jornal de Itapetininga (@jornaldeitape)