Orientações da Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica orienta os moradores a separarem e colocarem na calçada todos os itens inservíveis que possam acumular água.
Cronograma das Ações
Sábado, 25 de maio: As equipes recolherão os materiais das 7h às 16h30.
Domingo, 26 de maio: As ações ocorrerão das 7h às 12h.
Logística e Participação
Serão utilizados diversos caminhões para a limpeza. A iniciativa é uma ação multidisciplinar envolvendo as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da Defesa Civil Municipal. Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não serão recolhidos e devem ser levados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
O novo Ecoponto, disponível para pessoas físicas para descarte de pequenos volumes, está localizado na Rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, Jardim Vieira de Moraes, em frente à Cooperita, funcionando de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 17h. No local, há caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis.
Objetivos do Mutirão
O objetivo é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito da dengue e outros vetores, além de conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Durante a ação, seis equipes do Controle de Vetores, com apoio das secretarias municipais, retirarão materiais inservíveis deixados pelos moradores em frente às suas residências e limparão locais com descarte irregular de materiais.
Como Colaborar
Os moradores devem colocar os materiais que desejam descartar na calçada em frente à sua casa, nas datas e horários correspondentes à programação.
Denúncias e Multa
A população pode ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti denunciando áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo pelos seguintes contatos:
Setor de Controle de Vetores: (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS: 0800 774-3990
SAC: 156
Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização, com multa prevista superior a R$ 2 mil.