O descarte irregular de lixo é um problema que vários bairros do município enfrentam. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Itapetininga, até o momento, foram expedidas 850 notificações para limpeza de terrenos particulares, resultando em 62 multas de R$ 2.146,15 cada para proprietários que não cumpriram as exigências.
Em nota a Prefeitura informou que desde o início do ano, as operações de limpeza têm recolhido mais de 2.000 toneladas de material irregularmente descartado em regiões periféricas da cidade, como alças de acesso a estradas vicinais e rodovias. Além das ações de fiscalização, também realiza mutirões contra a dengue e ações de conscientização para informar a população sobre o risco de proliferação de vetores em áreas com descarte irregular.
Em 2024, três mutirões retiraram 1.904 toneladas de materiais inservíveis das ruas, com a participação de diversos setores municipais. A Patrulha Mirim, por exemplo, conscientiza crianças sobre o descarte correto do lixo, enquanto a limpeza do Rio Itapetininga ajuda a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
A cidade conta com um novo Ecoponto, localizado no Jardim Vieira de Moraes, para o descarte correto de materiais inservíveis. A Prefeitura ressalta a importância da colaboração da população, que pode denunciar descarte irregular pelos canais de atendimento disponíveis, como o Setor de Controle de Vetores, Ouvidoria SUS e SAC.
A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta acionar os seguintes contatos para denúncias.
Setor de Controle de Vetores – (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS – 0800 774-3990
SAC – 156.
Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização com multa prevista superior R$ 2 mil.
O post Itapetininga emite 850 notificações por descarte irregular de lixo apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.