Considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, a vacinação evita complicações e o agravamento da doença. Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia.
O inverno tem início na próxima semana, dia 21 de junho, e é o período que favorece o aumento dos casos de gripe e suas complicações.
Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. Dentro deste público alvo, a cobertura vacinal está em 40,8% no município, o equivalente a quase 30 mil pessoas.
Para se vacinar basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar um documento pessoal e carteirinha de vacinação (se possuir). A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.