Durante os sete primeiros meses do ano, Itapetininga teve saldo positivo de 647 empresas abertas. É o caso do novo minimercado instalado na Vila Apolo, que abriu as portas em maio pelo comerciante Eduardo Alexandro Oliveira, 35 anos. Como o foco da empresa seria sorveteria, ele temeu pelo baixo rendimento no inverno. Por isso, agregou padaria e conveniência. “Essa combinação deve garantir o faturamento até a chegada do verão”, contou Oliveira.
Os dados locais fazem parte do estudo Mapa de Empresas, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Desse total, 423 firmas são Micro Empreendedor Individual (MEI). No período, foram registrados 2.221 novos negócios contra 1.574 extintos na cidade.
Conforme a fonte oficial, Itapetininga conta com 17.561 empreendimentos ativos em julho deste ano. Foi constatado que o tempo médio de viabilidade de uma empresa no município é 12 horas. Já o tempo médio para registro é de um dia e três horas e a abertura seria um dia e 15 horas. As informações do Ministério foram captadas da integração digital das juntas comerciais estaduais.
O comerciante da Vila Apolo ouvido pela reportagem contou que nunca fez um curso preparatório para área. “Utilizo as dificuldades que enfrentei como consumidor para superar isso no meu estabelecimento”, contou. Um dos critérios utilizados foi a escolha do ponto para instalar a empresa com estacionamento. “É a primeira vez que abro uma empresa. Vim da roça, da lavoura. Plantava cereais: milho e soja”, contou Oliveira que hoje trabalha com a filha.
De acordo com a diretora do Departamento de Registro Empresarial e Integração do Ministério do Desenvolvimento, Amanda Souto, a consolidação do tempo médio em cerca de um dia mostra a “assertividade das medidas de simplificação para abertura de novas empresas” implementadas pelo governo federal, pelos estados e pelos municípios. Houve uma aceleração na liberação de documentos, o que facilitou o setor produtivo do país.
Entre os 10 setores que mais ativos em Itapetininga, conforme o Mapa das Empresas, estão: comércio varejista de vestuário (793), obras de alvenaria (773), cabeleireiro e manicure (737), transporte rodoviário municipal (585), promoção de vendas (495), lanchonetes (402), comércio de alimentos e minimercados (367), serviços domésticos (317), preparação de apoio administrativo e documentos (317) e transporte rodoviário de carga estadual e interestadual (316).
O post Itapetininga registra saldo de 647 novas empresas abertas apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.