Projeto social promove inclusão através do esporte

O projeto “Sexta é Nóis” tem como objetivo a inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte. Desde 2012, o projeto atende 190 jovens, com 45 na lista de espera, no bairro Taboãozinho. As atividades acontecem às segundas e quintas-feiras para crianças, e nas terças e sextas-feiras para adolescentes, com modalidades como futebol, skate e balé. Recentemente os participantes também passaram a ter aulas de natação na piscina da FKB.

A inauguração de uma brinquedoteca para as crianças, sob a gestão de Caroline Andrade, pedagoga e voluntária, ocorreu nesta semana. “Através dos jogos e brincadeiras, as crianças aprendem a desenvolver relacionamentos, compreender regras e também desenvolver habilidades cognitivas. Brincando, elas vão criando estratégias de raciocínio, e isso nos permite fazer uma comparação e reflexão sobre a vida pessoal. As referências lúdicas contribuem para a percepção de bons cidadãos de forma naturalista,” afirma Andrade.

A voluntária também destaca a importância da continuidade do projeto. “Isso tomou uma dimensão que vai nos ajudar a repertoriar ainda mais as atividades das crianças que por ali passam.”

O projeto, que começou em um espaço alugado e limitado, atualmente ocupa uma chácara doada por um empresário. Essa expansão permitiu ampliar tanto o atendimento quanto as atividades oferecidas. “Antes atendíamos apenas 50 crianças; agora são 190 matriculadas”, relembra Bob Almeida, um dos fundadores do projeto.

O “Sexta é Nóis” também promove eventos esportivos, como a 7ª edição do “Fut Rua Quebrada Feliz”, que transforma as ruas do Taboãozinho em quadras de futebol. O evento, realizado durante as férias escolares, fecha as ruas para garantir a segurança dos participantes e oferece prêmios aos vencedores.

“A nossa intenção é ocupar o tempo dos jovens com diversão e treinamento. Além disso, criamos um espaço onde eles podem se conectar e se divertir de forma segura”, relata Bob.

Para Beatriz, de 13 anos, que participa das aulas de futebol, o projeto representa mais do que um espaço de aprendizado. “Aqui eu encontrei uma segunda família. Fui muito bem acolhida e hoje não me vejo sem as atividades e as amizades que fiz aqui,” conta.

A iniciativas do projeto revela o impacto positivo do esporte na vida dos irmões Anthony e Wallace Sardemberg. Anthony participou do torneio internacional de futebol juvenil Ibercup, em Portugal, enquanto Wallace se destaca em campeonatos locais. Ambos começaram no projeto e continuam a fazer parte dele.

 

Para ler mais notícias como essa, acesse o link.

O post Projeto social promove inclusão através do esporte apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.