Falta de sinalização de solo prejudica o fluxo de veículos

Motoristas têm enfrentado problemas diários com o trânsito na Rua Domingos José Vieira, na altura do número 950 a 1.070, onde a falta de sinalização horizontal de demarcação de faixa e o estacionamento irregular dos motoristas comprometem o fluxo de veículos. O cenário gera confusão, especialmente nos horários de maior movimento, e tem levado a diversas reclamações. Apesar disso, a Prefeitura de Itapetininga afirma que a via está devidamente sinalizada e segue as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O principal ponto de reclamação está relacionado aos cruzamentos com semáforos próximos ao Menk Plens e ao Costelão do Zé Arrepiado. Os semáforos sinalizam o tráfego tanto para quem segue em frente, como para quem vira à esquerda. No entanto, a falta de pintura no solo para delimitar as faixas dos veículos que seguem em frente daqueles que fazem a conversão a esquerda tem causado transtorno aos motoristas. Ocorre que muitos motoristas param no meio da rua, impedindo aqueles que desejam seguir em frente mesmo com o sinal verde.
Além disso, muitos veículos estacionam de forma irregular, obstruindo a faixa destinada ao fluxo em frente. Isso provoca filas e confusão.

“Já vi diversos carros ficarem presos sem conseguir seguir porque os motoristas estacionam ali sem respeitar a sinalização. A situação piora nos horários de pico, e isso acaba atrapalhando todo o trânsito da rua” comenta um motorista local, que preferiu não ser identificado.

Moradores da área reforçam as queixas e pedem melhorias na sinalização. Segundo eles, a pintura de faixas indicando claramente as proibições e as delimitações ajudaria a organizar melhor o fluxo e evitar o estacionamento irregular.

Em resposta às reclamações, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Trânsito, informou que o trecho da Rua Domingos José Vieira está devidamente sinalizado, tanto horizontal quanto verticalmente, com placas que indicam a proibição de estacionamento. A prefeitura também reforça que as alterações na via foram realizadas após análises técnicas para garantir maior fluidez e segurança no trânsito.

Mesmo sem existir a sinalização horizontal com a pintura delimitando as faixas de tráfego, a Prefeitura afirma que no local “há espaço suficiente para que as duas faixas de circulação sejam ocupadas sem qualquer interferência. Entretanto, é necessário que os motoristas mantenham seus veículos devidamente posicionados sem invadir ou bloquear o espaço destinado ao tráfego em frente”.

Embora a Prefeitura de Itapetininga afirme que a Rua Domingos José Vieira está em conformidade com as normas de trânsito, os problemas relatados por moradores e motoristas permanecem. A ausência de sinalização horizontal clara, como a pintura no solo para delimitar as faixas e reforçar a proibição de estacionamento, tem sido uma das principais causas de desordem no fluxo da via.

 

Para ler mais notícias como essa, acesse o link.

O post Falta de sinalização de solo prejudica o fluxo de veículos apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.