Prefeitura nega caso de morte por Dengue Grave

Apesar das informações de que a Itapetininga teria registrado seu primeiro caso de Dengue Grave (dengue hemorrágica), a Prefeitura de Itapetininga negou a ocorrência e afirmou que até o momento não houve mortes confirmadas pela doença no município. Já nos casos de Dengue a cidade registrou 132 novos diagnósticos apenas nesta semana.

Além da Dengue, a cidade também registrou dois casos de Chikungunya neste ano, enquanto nenhuma ocorrência de Zika foi reportada. Em resposta ao aumento dos casos, a Prefeitura intensificou as operações de limpeza e conscientização para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças.

Desde o início do ano, foram recolhidas mais de 2.000 toneladas de materiais descartados irregularmente em áreas periféricas, como alças de acesso a estradas vicinais e rodovias. Essas ações fazem parte de um esforço contínuo para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em 2024, três grandes mutirões resultaram na remoção de 1.904 toneladas de materiais inservíveis das ruas, com a participação de diversos setores municipais, incluindo a Patrulha Mirim, que educa crianças sobre a importância do descarte correto do lixo.

Outra opção para o descarte correto é novo Ecoponto no Jardim Vieira de Moraes, destinado ao descarte adequado de materiais inservíveis. A Prefeitura também ressalta a importância da colaboração da população, que pode denunciar o descarte irregular de lixo por vários canais de atendimento: o Setor de Controle de Vetores, a Ouvidoria SUS e o SAC.

As denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelos seguintes contatos:
Setor de Controle de Vetores: (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS: 0800 774-3990
SAC: 156

Todos os serviços estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As denúncias são apuradas pelos setores de fiscalização, e os responsáveis pelo descarte irregular podem ser multados em valores superiores a R$ 2 mil.

Com essas medidas, a Prefeitura de Itapetininga espera conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e proteger a saúde da população.

O post Prefeitura nega caso de morte por Dengue Grave apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.