Mais de 27 mil alunos retornam às aulas nesta semana em Itapetininga

Os estudantes de Itapetininga estão de volta às salas de aula nesta semana, marcando o início do ano letivo de 2025 para mais de 27 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino.

De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, as aulas da rede municipal terão início na próxima quinta-feira, dia 6 de fevereiro. As escolas municipais atendem cerca de 15 mil estudantes, distribuídos entre o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

Já os alunos da rede estadual de ensino retornaram às atividades nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro. A rede estadual, gerida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), atende aproximadamente 12,2 mil estudantes em Itapetininga.

Proibição de celulares

Entre as mudanças deste ano letivo na rede estadual, a mais aguardada é a proibição do uso de celulares durante todo período escolar, incluindo intervalos e recreio, em todas as unidades de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. A orientação da Seduc-SP é que as unidades adotem um plano de ação para desencorajar o uso de dispositivos eletrônicos no ambiente escolar e divulguem as novas regras já a partir do primeiro dia de aula.

Aulas de 50 minutos

A partir deste ano, a duração da aula de cada disciplina da grade dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na rede estadual será ampliada para 50 minutos. Com o aumento, serão seis aulas por dia para alunos que estudam em escolas de período parcial nos turnos da manhã e da tarde. Até o ano passado, a grade era composta por sete disciplinas diárias de 45 minutos cada.

Aluno Monitor do BEEM

A Seduc-SP vai selecionar 12 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o programa Aluno Monitor do BEEM. Os jovens vão apoiar professores e orientar colegas nas novas disciplinas de orientação de estudos de matemática e língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A bolsa mensal será de R$ 296,16 e R$ 555,03 de acordo com carga horária (de 8 ou 16 horas semanais). Além das aulas de orientação, as escolas podem organizar grupos de estudos e plantão de dúvidas para completar a carga horária. O início das atividades está previsto para 10 de março.

Para mais notícias como essa, acesse Saúde e Educação 

O post Mais de 27 mil alunos retornam às aulas nesta semana em Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.