Entulho, partes de móveis e roupas são alguns dos itens jogados.
Prefeitura diz que já notificou dono e que contribuirá na limpeza.
Um terreno que fica perto de três escolas municipais de Itapetiningax (SP) tem uma “montanha de lixo” com entulho, parte móveis, concreto, roupas, plásticos, garrafas e até uma placa de sinalização, mostrou a TV TEM nesta quinta-feira (16). O “lixão” fica na Rua Oswaldo Cruz, entre os bairros Jardim Paulista, Jardim Maricota e Vila Monteiro.
saiba mais
Piscinas abandonadas em clube
viram possíveis focos do Aedes
Prefeitura de Itapetininga notifica 236
donos de terrenos abandonados
O secretário municipal de Obras e Serviços, Ado Albuquerque, afirma que o terreno é uma área particular, por isso é necessário realizar um procedimento para a limpeza. “isso aqui é uma área particular, que o proprietário começou para fazer um empreendimento de loteamento e não deu sequência. Como trata-se de uma área particular, o procedimento primeiro a gente faz uma notificação ao proprietário, que ele tem que limpar o terreno. Depois a gente tem um tempo para começar a agir, ou multá-lo ou fazer algum acordo para que seja feita a limpeza.”
Ainda segundo ele, o prazo da notificação acabou sem limpeza, mas o proprietário fará o serviço. “Já venceu o prazo, houve um acordo com o proprietário e ele solicitou que a gente limpasse as ruas desse loteamento dele e ele limparia o restante. Hoje estamos fazendo a limpeza nas ruas desse loteamento, depois ele vai ter que fazer a limpeza dele ou outras ações necessárias”, explica.
Conforme Albuquerque, o lixo da área será separado e parte pode ser reaproveitado. “Esse material a gente está retirando. A gente faz uma seleção. Os materiais orgânicos vão para o transbordo e o material de entulho, construção, levamos para reciclagem para a fabricação de um cascalho, que usamos nas estradas rurais”, completa.
Terreno com montanha de lixo fica próximo a três escolas (Foto: Reprodução/ TV TEM)