Hlob divulga nota após morte de criança; caso segue sob investigação

O Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB) divulgou uma nota oficial após a morte do menino Matteo Luiz Mariano Lanfredi Calejuri, de um ano e seis meses, registrada no hospital na noite de quinta-feira, dia 17. A família do bebê denunciou um suposto caso de negligência médica e registrou boletim de ocorrência. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

De acordo com o boletim de ocorrência, Matteo foi levado ao pronto-socorro do HLOB na manhã de quarta-feira, dia 16, passou por exames e recebeu alta médica. Segundo os familiares, a criança continuava apresentando dores e, diante da piora no quadro clínico, retornou ao hospital durante a noite. O pai relatou que, no segundo atendimento, o menino apresentava sinais de cianose (coloração azulada da pele), hiporresponsividade, distensão abdominal, febre, vômitos e secreção com odor fecal.

Conforme relato da família à polícia, a médica plantonista que atendeu Matteo acionou o pediatra de plantão, encaminhando o menino à emergência. No entanto, o bebê não resistiu. A causa preliminar da morte, segundo informado por um dos médicos à família, teria sido apendicite aguda com choque séptico.

Em um vídeo publicado pela tia da criança, ela afirma, visivelmente abalada. “Não pode ficar impune… Ele [Matteo] quer ouvir o choro de uma mãe, o desespero de um pai… tendo que fazer um boletim de ocorrência de madrugada?”. A gravação foi amplamente compartilhada e gerou uma onda de solidariedade à família.

 


Em nota de esclarecimento, o Hlob afirmou ter instaurado um processo investigativo interno para apurar as circunstâncias do atendimento. A direção informou ainda que as autoridades competentes foram comunicadas e que a apuração será conduzida “de forma transparente e justa”, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa.

“Manifestamos nossos mais profundos sentimentos à família enlutada. Todo o apoio necessário será prestado para tentar minimizar a dor dessa irreparável perda”, diz o comunicado divulgado pela instituição.

Mobilização

Nas redes sociais, familiares e amigos de Matteo têm expressado comoção e indignação. Um grupo está organizando uma passeata em frente ao hospital, marcada para o dia 27 de abril, às 16h, como forma de protesto e pedido por justiça.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou que o caso foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Itapetininga. A denúncia feita pela família será apurada, e detalhes do inquérito estão sendo mantidos sob sigilo.

Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Saúde.

O post Hlob divulga nota após morte de criança; caso segue sob investigação apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.