Com a chegada de dezembro, o movimento nas lojas de Itapetininga começa a crescer. Consumidores estão aproveitando o pagamento do 13º salário para antecipar as compras de final de ano, evitando as multidões típicas desse período. É uma época em que a cidade ganha um novo ritmo, com ruas mais movimentadas, vitrines decoradas e um clima de expectativa para as celebrações de Natal e Ano Novo.
A doceira Luciana Pinheiro não perdeu tempo e deu início às suas compras logo no começo do mês. Com planejamento, ela conta que prefere adiantar as compras para escolher os produtos com calma e evitar filas. “Recebi meu pagamento, juntei com o 13º que veio no finalzinho de novembro e agora estou me organizando para comprar os presentes tudo de uma vez ainda hoje mesmo”.
João Emanuel também optou por antecipar as compras, evitando o tumulto das últimas semanas do mês. “Não gosto de vir no centro com muita gente, então já vim antes para o movimento não me atrapalhar. Aí fico mais tranquilo e não me estresso na véspera”.
No setor de vestuário, Maria Clara Rocha, atendente de loja, diz que apesar do início do mês ainda ser tranquilo, ela já observou um aumento no fluxo de clientes e acredita que movimento aumentará ainda mais conforme o Natal se aproxima. “O pessoal está animado, mesmo assim muita gente sempre deixa pra comprar na semana do Natal e o centro vira aquele caos”.
Elizete Oliveira, mãe de quatro filhos, também destacou a vantagem de fazer as compras com tranquilidade, especialmente por precisar levar as crianças consigo. “Comprei todos os presentes da família e até as roupinhas para as crianças passarem o Natal. Com o 13º eu paguei algumas contas que estavam atrasadas, então agora estou pagando tudo no cartão crédito. Agora é só torcer para conseguir pagar o ano que vem”.
Renato Souza, gerente de uma loja de eletrônicos, revela que está se preparando para a crescente demanda nas próximas semanas. Ele conta que o estabelecimento adotará horários estendidos para atender melhor aos clientes.
“Decidimos estender o horário, como fazemos todos os anos. A gente já sabe que, quanto mais tarde, mais gente aparece. E também estamos reforçando a equipe para dar conta da demanda e melhorar o atendimento”, explica Renato, destacando a importância do planejamento para garantir um bom serviço durante o período de compras intensas no final de ano.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Economia.
O post Consumidores antecipam compras com o 13º salário apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.