O nome Miguel foi o mais registrado em Itapetininga em 2024, pelo segundo ano consecutivo, com 37 registros de acordo com o Portal da Transparência de Registro Civil. Miguel tem se mantido há pelo menos seis anos entre os cinco nomes mais populares na cidade, refletindo sua duradoura popularidade tanto local quanto nacional.
Derivado do hebraico “Mikha’el”, que significa “semelhante a Deus”, Miguel é um nome que evoca força, proteção e liderança. Ao longo da história, é possível encontrar diversos personagens históricos com o mesmo nome, ilustrando sua presença e importância cultural. Um exemplo notável de personagem histórico com o nome Miguel é o Arcanjo Miguel. Presente nas tradições religiosas judaico-cristãs, o Arcanjo Miguel é conhecido como um guerreiro celestial e líder dos exércitos de Deus.
Na mesma linha dos nomes bíblicos, o nome de origem germânica, Bernardo está em segundo lugar no ranking e significa “forte como um urso”. O nome Bernardo ficou popular devido à figura de São Bernardo, um abade francês que fundou um asilo na região dos Alpes suíços, por volta do século XII.
Já em terceiro lugar, o nome mais registrado em Itapetininga foi Helena. Com o significado grego que remete à “luz e brilho”, Helena ficou em primeiro lugar no Brasil em 2024 com 24.532 registros, de acordo com os dados do Portal da Transparência. Seguido por Cecília que significa “cego” em latim e é associado à imagem de uma pessoa que enxerga além do óbvio.
Os dados do Portal da Transparência indicam que os registros de nascimento nos cartórios de Itapetininga, até 26 de dezembro, foram de 2.031.
Confira o ranking dos nomes mais registrados em Itapetininga em 2024:
- Miguel: 37 registros
- Bernardo: 27 registros
- Helena: 26 registros
- Cecilia: 24 registros
- Heitor: 19 registros
- Gael: 18 registros
- Arthur: 17 registros
- Noah: 17 registros
- Samuel: 17 registros
- Alice: 16 registros
O post Miguel é o nome mais registrado em Itapetininga pelo segundo ano consecutivo apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.