De acordo com a GCM, os guardas se deslocavam para monitorar o posto de saúde em construção na região quando, na Rua Luís Teixeira Ribas, visualizaram um grupo de pessoas consumindo entorpecentes. Durante a abordagem, o menor resistiu ativamente, tentando se desvencilhar e proferindo xingamentos que inflamaram os ânimos dos presentes.
Os guardas informaram que, ao realizar a busca pessoal, encontraram uma porção de maconha e a quantia de R$ 205 em dinheiro com o menor. No entanto, a situação escalou quando a população ao redor começou a hostilizar a equipe, atirando tijolos, pedras e pedaços de madeira. Para conter o tumulto, os guardas utilizaram uma espingarda calibre 12 com munição menos letal, efetuando quatro disparos de elastômero.
Ainda segundo a GCM, a guarnição conseguiu deixar o local com danos leves na viatura e conduziu o menor, acompanhado por sua responsável, ao Plantão Policial. O delegado de plantão registrou o caso como ato infracional análogo a desacato, resistência e tráfico de drogas. O menor permanece à disposição da Justiça.