Correio Político 1034

Presidência da Câmara
O Correio apurou que o vereador Bispo André Bueno (Republicanos) deve ser confirmado como o próximo presidente da Câmara. A escolha não seria propriamente pela vontade da maioria dos vereadores, mas sim pela influência direta do prefeito eleito, Jeferson Brun (Republicanos). Segundo informações, essa definição faz parte de um acordo político firmado antes mesmo das eleições, como estratégia para alinhar o Legislativo às pautas do Executivo. Tudo indica que haverá apenas uma única chapa alinhada ao prefeito, tendo como candidato o bispo. No entanto, há a possibilidade de um movimento de última hora por parte de algum grupo de vereadores, que pode apresentar uma candidatura alternativa.

Mudança no secretariado
O prefeito Jeferson Brun ainda não anunciou os nomes de secretários municipais para seu mandato. Apesar disso, há rumores de que Brun poderá exonerar alguns secretários. A medida seria parte de um movimento estratégico para cumprir os acordos firmados com os 20 partidos que compuseram sua coligação vitoriosa nas eleições deste ano. No entanto, os nomes dos possíveis substitutos ainda são desconhecidos.

Posse
Na próxima quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, será realizada a cerimônia de posse da nova gestão municipal e a instalação da 19ª Legislatura. O evento acontecerá às 16h, no Plenário Humberto Pellegrini, na Câmara Municipal. Na ocasião, o prefeito Jeferson Brun (Republicanos), a vice-prefeita Nêta Bueno (Republicanos) e os 19 vereadores eleitos assumirão oficialmente seus cargos para o mandato de 2025 a 2028. As atividades parlamentares serão retomadas no dia 16 de janeiro, às 19h, com a realização da primeira Sessão Ordinária da nova legislatura.

Planos
A vereadora e delegada Julia Nunes (PSD) está pronta para assumir sua cadeira na Câmara. Sendo a mais votada da história da cidade, conquistando 3.194 votos, ela revelou ao Correio, que seus primeiros passos incluirão uma análise da legislação relacionada aos direitos dos animais, aos direitos dos autistas e ao combate à violência doméstica contra a mulher. “De forma inicial, serão principalmente priorizadas as bandeiras pelas quais fui eleita, como um programa de castração em massa com identificação dos animais, transporte adequado para animais de grande porte, fiscalização rigorosa para garantir que as necessidades dos alunos autistas sejam atendidas. Essas são algumas ideias, mas com certeza há muito mais a ser feito”, disse ela.

Fake news I
Nesta semana, os delegados Franco Augusto e Luiz Henrique Nunes participaram de uma entrevista na TVi para discutir as investigações sobre as fake news disseminadas durante as eleições. Luiz Henrique afirmou que as apurações continuam em busca do autor das mensagens falsas, enquanto Franco Augusto destacou que “para a polícia não há dúvidas” de que se tratam de fake news. Segundo Franco, as representações judiciais possibilitaram acesso a elementos que fundamentaram a convicção da polícia. Ele classificou a criação das mensagens como “uma história muito estúpida”.

Fake news II
Na mesma entrevista à TVi, os delegados também destacaram os desdobramentos recentes da operação contra fake news eleitorais. Segundo eles, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão relacionados ao caso. De acordo com o delegado Luiz Henrique, esses mandados tiveram como principal objetivo coletar novas provas que agora passarão por análise detalhada para auxiliar na identificação dos responsáveis pela criação e disseminação das mensagens falsas. Luiz também informou que as investigações seguem para identificar os responsáveis pelos crimes.

O post Correio Político 1034 apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.