Segundo a Prefeitura, a iniciativa visa otimizar os espaços públicos já existentes e gerar economia aos cofres públicos. Para isso, os Centros de Educação Complementar (CECs) passarão por uma readequação.
O CEC Dorandino Vieira, localizado na Vila Rio Branco, e o CEC Juliana Maria Casagrande, na Vila Sônia, serão integrados às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Apparecida Myrthes de Moraes Mello, na Vila Reis, e Profª Rosa Badin Vieira, no Jardim Shangrilá, respectivamente, que passarão a oferecer educação integral em tempo integral.
Os alunos matriculados nestes CECs poderão se matricular nas EMEFs integradas, localizadas na mesma região, garantindo a continuidade do atendimento no modelo de ensino integral.
Além disso, os CECs Padre Plínio Negrão, no Jardim Paulista; Profª Amélia Correa Franco Mello, na Vila Piedade; e Profª Iracema de Oliveira, na Vila Belo Horizonte, serão remodelados para se tornarem novas creches. Os alunos dessas unidades poderão optar por permanecer nas escolas onde já estudam ou solicitar transferência para as unidades que oferecem educação integral.
Segundo a Secretaria de Educação, com a readequação, serão criadas 360 novas vagas para creche e 240 para escolas de período integral, totalizando 600 novas vagas no município. Além disso, a reestruturação prevê a contratação de novos educadores e professores para garantir a qualidade do atendimento.