Quem passou pela Praça Rui Barbosa no último final de semana se deparou com troncos caídos e galhos espalhados ao redor da centenária Igreja Nossa Senhora do Rosário. Isso porque diversas árvores foram cortadas nas imediações do templo.
Segundo a Prefeitura, as árvores foram removidas por determinação da CPFL, com base em um laudo técnico emitido pela Defesa Civil do município. O documento apontava “total comprometimento dos exemplares, com troncos ocos e estrutura instável, podendo colocar em risco a segurança de pedestres e motoristas que trafegam pelo local”, informou a Prefeitura.
A remoção dos galhos e troncos, bem como a limpeza do local, ficou a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itapetininga (Comdema) confirmou que recebeu um requerimento da Defesa Civil solicitando o corte das árvores, o qual foi autorizado pelo órgão.
A Rua Venâncio Ayres, no trecho em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, segue interditada desde a queda de parte do revestimento externo e de tijolos da torre esquerda da edificação, registrada em maio de 2024. A interdição parcial foi mantida por medida preventiva, conforme orientações da Defesa Civil.
Ainda de acordo com a Prefeitura, um especialista em “taipa de pilão” — técnica construtiva utilizada na igreja — realizou uma análise no local. O parecer técnico aponta que, embora não haja risco estrutural iminente, o revestimento precisa ser restaurado com urgência.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informou que está dando suporte à Diocese de Itapetininga, proprietária do imóvel, no processo de tombamento estadual e federal da igreja. A medida visa facilitar o acesso a recursos por meio de leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet. Segundo a administração, o processo é complexo e pode se estender por alguns meses.
O Jornal Correio entrou em contato com a Diocese de Itapetininga, proprietária do imóvel, para entender a situação e o andamento das ações de restauração da Igreja, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Inaugurada em 1873, a Igreja do Rosário é um dos símbolos históricos e culturais de Itapetininga.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Meio ambiente.
O post Árvores são cortadas ao redor da Igreja do Rosário apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.