Itapetininga assina parceria com governo estadual para adesão à programas exclusivos às pessoas com deficiência

A cidade de Itapetininga estará entre o seleto grupo composto por mais de 80 municípios do estado de São Paulo a aderirem aos programas Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e TODAS in-rede, ambos fomentados pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A assinatura da adesão às iniciativas será realizada no dia 22 de maio, às 14h, no Auditório da Sabesp, à rua Alex Amadeu Belinato, 100, na vila Rio Branco, e contará com a ilustre presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do chefe do Executivo local, entre outras autoridades.

Em Itapetininga, a parceria é com a Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e poderá beneficiar um total de aproximadamente 11 mil residentes com deficiência, sendo cerca de 50%, mulheres.

O município de Itapetininga contará com um Polo local, sem custos para a prefeitura, sendo necessário apenas um espaço acessível para funcionamento da equipe técnica.

De acordo com a Prefeitura, a adesão de Itapetininga aos programas representa um compromisso ainda maior com políticas públicas inclusivas, que fortalecem os direitos, a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência.

Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI)

O PEI é tem como objetivo promover a inclusão profissional de pessoas com deficiência, em parceria com o setor público e a iniciativa privada.

O programa oferece atendimento gratuito às pessoas com deficiência que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho, além de parcerias com empresas para identificação de vagas e facilitação de contratações inclusivas. A iniciativa também prepara os candidatos com orientações para entrevistas, elaboração de currículos e desenvolvimento de habilidades, além de oferecer apoio e capacitação para empresas sobre acessibilidade e cumprimento da Lei de Cotas.

TODAS in-Rede

O TODAS in-Rede é voltado ao empoderamento, à capacitação e à proteção de mulheres com deficiência.

O programa atua em cinco eixos principais: empoderamento feminino e liderança, com cursos acessíveis e gratuitos; geração de trabalho e renda, com incentivo ao emprego e ao empreendedorismo; saúde integral da mulher, com foco em prevenção, acessibilidade e informação; prevenção à violência de gênero, com materiais educativos e encaminhamentos a serviços de proteção; e valorização dos direitos sexuais e afetivos, promovendo autonomia e dignidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.