No último dia 19/5/24 aconteceu a 22ª Edição do IRONMAN BRASIL, na modalidade Full Distance. A Prova exige que cada participante nade 3.8km em Mar aberto, Pedale 180km e corra uma Maratona (42.2km), tudo num só dia e no tempo máximo de 17horas para termina-la.
O evento teve 1700 competidores inscritos de 40 Países, dos quais somente 1256 deles concluíram a prova.
Itapetininga foi representada pelos triatletas Henrique Ayres Salem Monteiro, que concluiu em 12h54m , e Márcio Hideki Sonoda, que finalizou em 13h45m toda prova. Os dois, que estudaram na escola Peixoto Gomide e eram amigos de infância, se reencontraram num evento de Duathlon, em 2021.
Voltaram a se encontrar para prática de esportes, com o intuito de melhorar a saúde e perder peso. Os dois foram evoluindo nas modalidades e decidiram aprender a nadar e tentar participar de uma prova de Triathlon.
A dupla de amigos itapetininganos passou a treinar natação, para fazer o IRONMAN 70.3 (cuja distância é a metade do Ironman Full e onde os atletas buscam experiência pra tentar o completo).
Eles aprenderam a nadar e fizeram sua primeira prova em 2022, na modalidade 70,3 (meio Iron).
Após 2 anos continuaram os treinamentos para em 2024 encararem o maior desafio esportivo de suas vidas , em Florianópolis, a capital do Triathlon Brasileiro.
O evento aconteceu num clima frio e extremamente chuvoso durante todo dia. A prova que já é difícil ficou ainda mais complexa e teve muitas desistências entre os participantes.
Entre os profissionais 5 dos 9 atletas de elite não terminaram a prova. Mas os determinados Triatletas itapetininganos Henrique e Márcio, mesmo diante de condições desfavoráveis, fizeram bonito e concluíram a prova com tempo abaixo do limite (que era de 17horas). Fica o registro e nossas congratulações a dupla de empresários por tão relevante conquista da medalha Ironman, no maior evento de Triathlon da América Latina.
O post Triatletas amadores de Itapetininga concluíram o Ironman Brasil Full Distance apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.