Dia 08 de junho, no Clube Recreativo Itapetiningano, acontecerá a 1ª Bienal do Sudoeste Paulista Itapetininga. O evento contará com entrevistas, palestra, mesas com os autores, autógrafos, doação de livros usados e podcast, além do lançamento do livro “Frases e Cartas para Itapetininga em 2030”, uma obra escrita por pessoas da região.
Estão confirmados os autores(as) locais Luciana Oliveira, Douglas Gibi, Dra. Marilda Izzo, Aparecida Vines, Aleq. Galvez, Felipi Salem Leonel, Lana Almeida, Professor José Carlos (J C Carbel), Marcos Fherrer, Elaine Ferreira, Adriana Rocha, Élcio Mário Pinto, Edson Santána do Carmo, Marina Pereira Rojas, Henrique Tomaz (do canal LivrandoCast) e Viviane Almada. O evento também contará com uma palestra sobre Harmonização Orofacial, ministrada pela Dra. Luciana Almeida.
De fora de Itapetininga participarão a Editora Codal e a autora Duca Leal. Duca Leal é a musa do clube da esquina, formado por Milton Nascimento, Fernando Brant, Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges. As músicas “Um Girassol da Cor do seu Cabelo’ e “Ventos de Maio” interpretada por Elis Regina, foram escritas em sua homenagem. Duca é autora do livro “História de Outras Esquinas”, sua autobiografia, onde conta histórias e momentos vividos com diversas personalidades, como o presidente Juscelino Kubitschek .
A 1ª Bienal do Sudoeste Paulista Itapetininga é uma iniciativa da Revista Inovação Social, uma revista científica autônoma fundada em 2019 pelos professores Alequexandre Galvez (Aleq. Galvez) e Nélio Reis, ambos professores do Instituto Federal de São Paulo. A Revista tem o selo Diamante no Diretório Miguilim (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBCT) e tem representantes em 5 Estados Brasileiros e 4 países, dentre eles os Estados Unidos.
Alequexandre Galvez, gestor da Bienal, contou ao Jornal Correio de Itapetininga como começou o evento. “Uma revista acadêmica dissemina conhecimento, mas não necessariamente cria um ambiente. Neste contexto nasceu o grupo Ciência em Itapê e, para dar um passo adiante, foi pensado em uma Bienal. Para nossa surpresa, Itapetininga será protagonista e sede da 1ª Bienal do Sudoeste Paulista. Arriscamos a dizer que talvez seja a primeira do Interior Paulista. Já temos inscritos de 12 cidades e 4 Estados” diz Alequexandre.
Ele também ressalta que “para o crescimento pessoal é necessário o tripé conhecimento, ambiente e autoconfiança. Uma Bienal une estes três elementos, além do conhecimento, cria um ambiente de desenvolvimento e reforça a autoconfiança por meio das interações dos autores, expositores e apoiadores com o público em geral”. Valorizar o conhecimento local é um grande avanço para uma educação de qualidade”.
O gestor da 1ª Bienal do Sudoeste Paulista Itapetininga também destaca o ponto de vista econômico deste tipo de evento: a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) tem um retorno de R$ 47 milhões e gera 1.349 empregos.
O evento tem o apoio das Faculdades Integradas de Itapetininga (FKB), a Associação Brasileira de Administração (ADM), Padaria Barão entre outras empresas.
A Bienal será no dia 08 de junho das 10:00 às 16:30 horas, no Clube Recreativo Itapetiningano (Rua Monsenhor Soares 438 ). Os inscritos receberão certificado de participação. Entrada Gratuita. Veja mais sobre a 1ª Bienal do Sudoeste Paulista Itapetininga no instagram @bienalitapetininga.
O post Itapetininga terá a 1ª Bienal do Sudoeste Paulista apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.