CORREIO POLÍTICO 1004

Direita Volver
Adotando uma postura cada vez mais ultraconservadora, nesta semana na Câmara Federal, a deputada Simone Marquetto (MDB), se aliou aos deputados de extrema-direita e votou a favor de todas as pautas defendidas pelo grupo.

 

Direita Volver II
Simone votou contra a criminalização das fakes News e crimes contra o Estado democrático de direito, mantendo o veto 46/2021 do ex-presidente Jair Bolsonaro. A lei vetada prevê o crime de golpe de estado propriamente dito, incluindo “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.

 

Direita Volver III
Além disso, também votou contra o uso de recursos públicos que atentem contra a “família tradicional brasileira”. A emenda “em prol da família tradicional” foi incluída pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Pai da Criança
Em entrevista ao jornalista Fabio Miranda, no programa Telescópio da TVI, o pré-candidato a prefeito Osmar Thibes Júnior (PSDB) apresentou um requerimento que fez em 2004 na Câmara Municipal, como “prova” de que a Guarda Municipal de Itapetininga é sua criação. Na verdade, a Guarda Municipal Civil de Itapetininga só foi criada em 2008, após grande empenho e trabalho do delegado Dr Mauri de Jesus Morais junto ao prefeito Roberto Ramalho, que fez a Lei e desenvolveu toda a estrutura necessária para a criação da GMCI.

 

Extinção do DER
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer extinguir o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e criar o Departamento de Infraestrutura do Estado de São Paulo (DIESP). Na nova estrutura, Tarcísio não manterá a regional administrativa em Itapetininga, transferindo a estrutura administrativa da DR 2 (que inclui a região de Sorocaba) para a cidade de Campinas.

 

Extinção do DER II
Políticos aliados do governador Tarcísio na cidade mantiveram-se em silêncio sobre a possibilidade de extinção do DER. A deputada federal Simone Marquetto e o prefeito Jeferson Brun não se pronunciaram sobre o assunto. Dos pré-candidatos a prefeito, só a professora Paula Granato se posicionou contra a transferência da regional de Itapetininga.

 

Escola Público-Privada
O prefeito Jeferson Brun (Republicanos) esteve com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no evento que sancionou a instalação das escolas cívico-militares em todo o estado. No evento o prefeito Brun conseguiu com Tarcísio a construção de uma escola de ensino no modelo de parceria público-privada para Itapetininga. Profissionais da educação da cidade são contra o projeto, que prevê a gestão privada das escolas públicas.

O post CORREIO POLÍTICO 1004 apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.