O prefeito e candidato à reeleição de Itapetininga, Jeferson Brun (Republicanos), obteve o direito de resposta contra Milton Júnior (PL) e sua coligação após uma propaganda veiculada no dia 21 de setembro, na qual Milton teria associado Jeferson a uma facção criminosa e acusado sua campanha de envolvimento em práticas ilícitas, como manipulação de pesquisas eleitorais e simulação de sequestro de sua esposa. Além disso, em outra decisão a Justiça Eleitoral suspendeu a propaganda eleitoral gratuita de Milton por um dia.
A determinação foi emitida pelo juiz eleitoral Alfredo Gehring Cardoso, em resposta a um pedido da coligação liderada por Jeferson.
Segundo a decisão judicial, a suspensão da propaganda será hoje, dia 1º de outubro. A ordem atinge tanto o programa em bloco quanto as inserções que seriam transmitidas pelas emissoras de rádio e TV. No lugar do conteúdo de Milton Júnior, as emissoras poderão veicular a propaganda institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O juiz entendeu que o conteúdo veiculado pela campanha de Milton tem o potencial de causar danos ao equilíbrio da disputa eleitoral, configurando grave violação das normas eleitorais. Por isso, determinou a concessão do direito de resposta e a suspensão da propaganda.
Na decisão, o juiz determinou que o direito de resposta deverá ser veiculado no programa em bloco subsequente da coligação de Milton Júnior, tanto no horário da tarde (13h) quanto no da noite (20h30) na televisão, e nos horários da manhã (7h) e meio-dia (12h) no rádio.
Em relação às inserções, as emissoras deverão veicular as respostas durante o dia seguinte ao da apresentação dos arquivos, no mesmo tempo reservado para as inserções de Milton, distribuindo-se entre os turnos diurno e noturno.
Milton Júnior já foi condenado a pagar R$ 25 mil em outra decisão judicial sobre o mesmo caso. Saiba mais clicando aqui.
O post Jeferson obtém direito de resposta e Milton Jr tem propaganda suspensa apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.